Generic selectors
Resultados que batem 100%
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas

Redação IBEGESP

13 maio 2019

Nenhum comentário

Casa Artigo

05 benefícios do Pregão Eletrônico para a Administração Pública

05 benefícios do Pregão Eletrônico para a Administração Pública

Conheça as cinco principais vantagens do Pregão Eletrônico

 

Você sabia que o Pregão Eletrônico é uma modalidade que pode otimizar e modernizar o processo licitatório?

 

As medidas tomadas na área de Compras Públicas são de grande importância para o gestor público e para a população de modo geral. Isto porque o Estado deve adquirir produtos e soluções de maneira a economizar recursos e garantir a qualidade dos serviços que são prestados. Sendo assim, as licitações aparecem como instrumentos que devem proporcionar tanto a idoneidade do processo de compras públicas quanto a vantagem nas aquisições.

 

Dentre as diferentes modalidades licitatórias, o Pregão Eletrônico permite que mais instituições apresentem seus produtos ou serviços. A modalidade tem sido cada vez mais utilizada por apresentar maior diversidade e flexibilidade.

 

 

Confira as cinco principais vantagens do Pregão Eletrônico!

 

1- Celeridade na contratação de bens e serviços comuns

O Pregão Eletrônico traz maior rapidez ao processo de compras públicas ao utilizar tecnologias e desburocratizar procedimentos necessários à modalidade presencial.

 

2- Redução no preço das contratações

O Pregão Eletrônico leva a uma maior competividade, uma vez que mais instituições participam do processo. A competividade elevada costuma ocasionar a redução de preços.

 

3- Não exigência de habilitação prévia

No Pregão Eletrônico há uma inversão de fases: primeiro ocorre a licitação e depois é verificada a documentação do prestador de serviços. A não exigência de habilitação prévia permite a participação de mais empresas e traz maior agilidade ao processo licitatório.

 

4- Aumento no número de concorrentes

Pelo fato de empresas de diversos locais poderem participar do Pregão Eletrônico, vê-se aumento no número de concorrentes e uma maior competitividade e diversidade.

 

5- Transparência

Por ser realizado nos meios virtuais, o Pregão Eletrônico é acompanhado e fiscalizado por um grande número de pessoas, o que leva à maior transparência e publicidade do processo licitatório.

 

 

E você? O que acha do Pregão Eletrônico como modalidade licitatória? Nos dê a sua opinião!

 

Fonte: Redação IBEGESP