Generic selectors
Resultados que batem 100%
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas
4 razões para o servidor ter orgulho da profissão

Redação IBEGESP

16 março 2020

Nenhum comentário

Home Notícias

4 razões para o servidor ter orgulho da profissão

4 razões para o servidor ter orgulho da profissão

Veja por que essa profissão é tão digna e como a formação de gestores públicos torna o trabalho ainda mais gratificante e benéfico para a população.

Os servidores têm inúmeras razões para se orgulharem da profissão. Não apenas pelo ato de garantir a entrega de direitos à população, sua atuação também é responsável por manter as engrenagens das políticas públicas em funcionamento. Não é um trabalho fácil, porém é muito gratificante. Separamos algumas das razões para você ter orgulho de ser um servidor.

 

Razões para o servidor ter orgulho da profissão

 

O serviço público é universal

 

Todo servidor público já se deu conta de que não é todo mundo que percebe que acessa serviços públicos diariamente. Ao utilizar um serviço de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), frequentar uma escola pública ou até mesmo ao andar na calçada, por exemplo, o cidadão está usufruindo de um serviço que o servidor público oferece.

 

O serviço público garante uma série de direitos sociais

 

O Artigo 6º da Constituição Federal prevê uma série de direitos sociais  que são normalizados por outras leis. De toda forma, esses direitos definem os pilares do que a população precisa ter para  uma vida digna.

Entre os direitos sociais mantidos pelo serviço público, é possível citar: educação, alimentação, saúde, trabalho, moradia, segurança, lazer, proteção à maternidade e à infância, previdência social e assistência aos desamparados.

O servidor é responsável por manter essas estruturas de pé, e muitas vezes chega a desempenhar múltiplas tarefas para que o cidadão tenha acesso a seus direitos.

 

Ser um servidor é estar a serviço da população

 

Servir significa trabalhar em prol de alguém. O serviço público nunca para! O servidor tem responsabilidades muito grandes, ao mesmo tempo em que é privilegiado por ser um agente de transformação da sociedade.

O principal objetivo do servidor é estar disponível ao cidadão e, a partir dessa meta, é possível indicar alguns dos princípios fundamentais dessa profissão:

  • O servidor é o agente de transformação do Estado, o que marca sua principal diferença frente a outros trabalhadores;
  • É preciso de atualização constante para desenvolver novas habilidades e lidar com desafios;
  • O gestor público tem compromisso com os princípios constitucionais e com a ética;
  • O servidor deve desenvolver a capacidade de lidar com a diversidade e com as diferenças;
  • É preciso ter a habilidade de lidar com situações sob diferentes contextos e diversos comandos;
  • É trabalho do servidor lidar com o que é de todos.

O serviço público impacta os mais variados grupos de pessoas

 

A prestação de serviço é tão importante que afeta diretamente os mais variados grupos de uma comunidade, de uma sociedade ou de uma nação. O país como um todo (nas esferas federal, estadual e municipal) não funciona sem seu quadro de gestores públicos, já que eles são os responsáveis pela manutenção dos direitos que devem estar à disposição do cidadão.

Por essas e outras, é de suma importância exaltar a posição do gestor público dentro da sociedade. Ser servidor público é se dedicar à qualidade dos direitos da população e sempre ter como meta entregar o melhor trabalho possível.

 

Formação de gestores públicos: O IBEGESP quer contribuir ainda mais com o desenvolvimento do serviço público

 

O IBEGESP conta com uma equipe que planeja, diariamente, formas de encaixar soluções, desenhá-las e customizá-las para que se adequem ao serviço público. Por meio do curso de formação de gestores públicos, o Instituto capacita servidores para lidar com as mais diversas situações dentro da Administração Pública.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o IBEGESP e o curso sobre gestão pública.

Open chat
Powered by