Redação IBEGESP

28 outubro 2019

Casa Notícias

4 razões para valorizar o servidor público!

4 razões para valorizar o servidor público!

Todo servidor se depara, em algum momento de sua carreira, com o fato de que muitas pessoas, infelizmente, não percebem que acessam serviços públicos. Do mesmo modo, muitos funcionários públicos são estigmatizados ao exercer suas funções: como se o serviço que prestassem fosse menos valoroso do que o de profissionais da iniciativa privada.

Para acabar com este mal entendido, a redação do Radar IBEGESP apresenta para você, servidor da Administração Pública, 4 motivos que tornam o seu trabalho essencial para a sociedade.

Vamos lá?

 

  • O serviço prestado por um servidor é universal.

Você sabe o que é um serviço universal? É todo serviço que pode ser acessado por qualquer cidadão, independente de classe, raça e gênero. O serviço prestado por um servidor direciona-se a todos da mesma maneira, não importando a condição social.

 

  • Ser um servidor significa trabalhar em função da sociedade

Você já refletiu sobre o que significa a palavra servidor? Trata, basicamente, de alguém empenhando em servir algo ou alguém. No caso do servidor público, significa trabalhar em serviço de toda a sociedade.

 

  • O trabalho de um servidor amplia o conceito de público

Você já refletiu verdadeiramente sobre o significado de público? Um patrimônio público não é algo que não é de ninguém. Ao contrário: se trata de algo que é de todos. E isto não diz respeito somente a posses, mas também a serviços prestados, como o do servidor.

 

  • É o servidor que viabiliza as políticas públicas

Você já percebeu que é o trabalho do servidor que faz uma política pública se tornar realidade? Da elaboração à operacionalização do projeto: a atuação dos servidores é fator fundamental para a viabilização das políticas públicas.

 

Como você pôde ver, está mais do que na hora do serviço dos funcionários públicos brasileiros ser valorizado, seja ele prestado por professores de escolas públicas, guardas florestais, profissionais que limpam as ruas ou tantos outros. Neste sentido, é válido lembrar que todo tipo de trabalho importa. Muitas vezes não nos atentamos a como o serviço regulamentar nos órgãos públicos é também parte essencial das políticas que são aplicadas na prática.

 

Por este motivo, damos parabéns a todos os servidores sejam eles da Administração Pública municipal, estadual ou federal! A vocês, nosso agradecimento.

 

Fonte: Redação IBEGESP