5 dicas para se manter atualizado sobre Gestão Pública

Redação IBEGESP

21 fevereiro 2020

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5 dicas para se manter atualizado sobre Gestão Pública

5 dicas para se manter atualizado sobre Gestão Pública

Para ter uma boa formação de gestor público, é preciso encontrar algumas dicas fundamentais para se  manter atualizado e trabalhar na Administração Pública da melhor forma possível.

O gestor público deve compreender todas as atribuições desse cargo e, para tal, manter-se atualizado é o melhor caminho para se aprimorar como profissional.

 

As funções da Gestão Pública

 

Há algumas áreas que deverão ser compreendidas pelo gestor, para que seu trabalho seja plenamente executado e para que os outros funcionários trabalhem como parte de um todo. O gestor exerce funções na:

  • Gestão de projetos;
  • Gestão de resultados;
  • Gestão de planejamento;
  • Gestão de orçamento;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de equipe;
  • Gestão de entregas.

É claro que as atribuições variarão de acordo com a organização, porém há uma coisa em comum para todos os setores da Gestão Pública: é função do gestor guiar, auxiliar, monitorar e garantir que tanto seu trabalho quanto da equipe tenham o melhor desempenho possível.

 

5 dicas para o gestor público se manter atualizado

 

 

1-    Investir em curso de formação de gestores públicos

O bom gestor sabe que nunca deve parar de estudar. Os conhecimentos acerca da Administração Pública estão em constante evolução, além da adoção de novas tecnologias, que estão sendo incorporadas à realidade do Estado.

Além disso, a profissão é muito dinâmica e exige que os profissionais estejam sempre aprendendo a como lidar com todos os desafios. Em vista disso, o gestor deve investir em um curso de formação de gestores públicos para atualizar e desenvolver novas habilidades, seja por meio de curso livre, EaD, pós-graduação, etc.

 

2-    Ter espírito de liderança

A Gestão Pública, como o próprio nome sugere, diz respeito ao processo de gerir uma determinada área que lida com recursos públicos, e para tal, o profissional precisa conhecer muito bem o setor em que trabalha.

Dentro do setor, precisará tomar decisões importantes, adotar estratégias e alcançar metas. Tantas atividades só podem ser devidamente desempenhadas por um gestor que tenha espírito de liderança econheça o mercado em que está inserido.

 

3-    Desenvolver boa comunicação e conhecimentos diversos

Comunicar-se de uma forma clara e objetiva é fundamental para profissionais de todos os segmentos, inclusive da Gestão Pública. Trata-se de uma habilidade que faz toda a diferença. Ele deve delegar tarefas de forma concisa, de maneira que não restem dúvidas sobre o que deve ser feito.

 

4-    Lidar com as dificuldades e conflitos

Quem trabalha no setor público sabe que problemas são inevitáveis. Por meio de uma boa comunicação, com a fala clara e bem estabelecida, é possível estabelecer uma troca de ideias capaz de enriquecer o trabalho como um todo.

 

5-    Seguir a Radar

A Radar IBEGESP é uma plataforma que oferece aos gestores públicos as principais notícias e informações sobre a rotina da Administração Pública. O portal é formado por profissionais aptos a alinhar teoria e prática, com o objetivo de descomplicar a realidade dos funcionários públicos.

 

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