Generic selectors
Resultados que batem 100%
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas

IBEGESP

Consultoria Digital

04 junho 2020

Nenhum comentário

Home Notícias

A crescente importância do EaD para o serviço público

A crescente importância do EaD para o serviço público

Hoje o EaD representa uma verdadeira transformação cultural na forma como pessoas adquirem conhecimento, incluindo gestores públicos que visam investir em cursos de Administração Pública pela internet.

 

Os meios de comunicação presenciais sempre foram considerados mais formais no Brasil, e agora o EaD tem ganhado muito espaço, pois a sociedade passou a compreender que muitas pessoas precisam ter acesso à educação em casa (seja pela questão da falta de tempo, seja pela impossibilidade de deslocamento até uma instituição de ensino).

 

Aspectos do EaD têm evidenciado o crescimento do sistema no país

 

Existem dois pontos principais que evidenciam a importância do EaD no Brasil:

 

EaD para além da internet

 

O ensino à distância é muito importante e deve se dar de várias formas, principalmente em um país no qual, aproximadamente, 1/3 da população ainda não possui acesso à internet ou não tem familiaridade com as plataformas.

Por isso, é fundamental desenvolver outras técnicas que não ocorram no cenário on-line. Nesse caso, áudios em CD, aulas na TV e apostilas cumprem um importante papel.

 

O EaD é regulado por lei

 

Em 2017, o Decreto nº 9.057 foi publicado a fim de regular as normas do ensino à distância. É fundamental que os gestores públicos acessem tal regularização antes de investir em capacitação on-line.

 

De acordo com as normas, uma determinada área do conhecimento só pode ser ensinada via EaD se houver um plano de ensino formal desenvolvido pela instituição responsável pelo curso.

 

Os desafios do EaD com a chegada da Covid-19

 

O EaD está passando por um grande desafio devido à Covid-19, que impôs diversas mudanças na rotina dos profissionais que desejam ou precisam buscar formas de se qualificar. No enfrentamento de todos os desafios trazidos pela pandemia, o EaD deve ser gerido de forma muito perspicaz e inteligente, apoiando-se em tecnologia e inovação, que as plataformas de ensino devem ofertar, com auxílio de educadores, desenvolvedores e designers.

 

Compreender o que o público espera do EaD, ou seja, ter escuta e empatia pelas pessoas que precisarão se qualificar pelo ensino à distância, determinará as ações que irão ajudar a suprir as necessidades, anseios e perspectivas dos estudantes.

 

Nesse sentido, se não houver uma aproximação entre educadores e alunos, não será possível avançar em programas educacionais que tratam sobre os principais temas de forma correta e eficaz.

 

Planejamento do EaD durante a pandemia

 

O planejamento do EaD durante a pandemia é de extrema importância para que a metodologia seja corretamente aplicada; e os conhecimentos, devidamente absorvidos.

 

Para isso, é preciso destrinchar todas as ações a serem tomadas, como o tipo de conhecimento que será ensinado a cada unidade do curso, como será feita a avaliação aos estudantes, que tipo de treinamento o corpo docente precisará realizar, didática de vídeos para otimizar a aprendizagem, entre outras questões importantes.

 

Ao desenvolver e aplicar um planejamento satisfatório, é possível chegar a um resultado surpreendente quanto à adesão do EaD por pessoas interessadas em investir, por exemplo, em formação de gestores públicos ou curso de Administração Pública.

 

Se aprofunde mais sobre EaD na Administração Pública clicando aqui, com uma cartilha exclusiva desenvolvida pelo IBEGESP sobre o tema.

 

O papel do EaD na formação de gestores públicos

 

Para que os envolvidos no setor público tenham acesso a um bom curso de Administração Pública, é preciso que o ensino seja efetivo, que atue em diversas frentes e leve em consideração todas as especificidades da Administração.

 

Por esse motivo, é preciso escolher o tipo certo de material, como os desenvolvidos pelo IBEGESP, Instituto que fornece curso de Administração Pública e de outras áreas voltadas especificamente para a capacitação de gestores.

 

Veja mais:​ Direito do trabalho​ -​ Dano ao Erário

 

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o IBEGESP e o catálogo de cursos disponíveis.