Redação IBEGESP
17 abril 2020
Nenhum comentário
É fato que a Administração Pública deve saber como agir durante uma crise. Por isso, acompanhe a importância da gestão pública durante a pandemia do novo coronavírus e como o servidor pode se qualificar com o curso de Formação de Gestores Públicos.
A saúde é uma das prioridades para as políticas públicas do Brasil. Trata-se de uma das áreas responsáveis por garantir a qualidade de vida no país. Prover saúde pública de qualidade exige, dos gestores, a garantia de respeito e dignidade para com os cidadãos brasileiros, por isso, o serviço público deve ser muito bem estruturado pelo gestor, seguindo todas as regras da Constituição Federal.
A Espanha é um dos principais exemplos da importância da gestão pública durante uma crise, como é o caso da pandemia de coronavírus. O país decidiu estatizar todos os hospitais privados durante o pico da COVID-19, visando garantir atendimento médico adequado para toda a população.
De acordo com as autoridades espanholas: “Durante o período de epidemia de Covid-19, os cuidados com a saúde da população não podem ser atendidos adequadamente apenas com os recursos materiais e humanos em cada comunidade autônoma. Portanto, eles terão à disposição centros e estabelecimentos de saúde privados, seus funcionários, e as sociedades focadas em acidentes de trabalho”.
A gestão pública brasileira é a grande responsável por lidar com esse momento tão delicado de nossa história.
Apenas instituições privadas não serão suficientes para atender toda a população afetada. A força do Estado, por sua vez, será fundamental. E isso está se provando agora. Bons gestores públicos sabem o quanto a pandemia ameaça a população e estão focando esforços para conter o contágio.
Certamente, é preciso que haja infraestrutura e equipamentos nos hospitais, assim como profissionais e medicamentos. Não há como negar que diversas regiões sofrem com déficits na saúde pública, e, mais uma vez, o gestor precisa usar suas habilidades para driblar a situação.
. Em vista disso, saber como gerir os recursos é de extrema importância. É crucial garantir uma boa gestão pública para a manutenção da saúde durante a crise da pandemia.
Ter acesso à informação é fundamental durante a crise, e a formação de gestores públicos deve servir como guia para o servidor que precisa escolher o melhor caminho a ser seguido. O IBEGESP é um instituto sem fins lucrativos que tem como intuito qualificar os profissionais da Administração Pública, seja por meio de cursos de formação de gestores públicos, orientações ou notícias diárias.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo Instituto, como obter uma orientação dirigida e quais são as notícias diárias sobre Administração Pública.
Alameda Santos, 1165 - Cerqueira César – São Paulo/SP - CEP: 01419-002
Wonderful NicDark WP Theme