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10 junho 2020

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A importância de humanizar o serviço público no cenário da pandemia

A importância de humanizar o serviço público no cenário da pandemia

A humanização do atendimento no serviço público é fundamental em todas as circunstâncias, mas ganhou destaque devido ao cenário da pandemia. Acompanhe mais informações sobre como tornar o serviço mais humano e como cursos de Administração Pública do IBEGESP podem ajudar.

 

Pra quem não sabe, humanização é o processo de tornar algo mais humano e respeitoso. Ainda que sempre seja esperada tal postura, é preciso ressaltar que a pandemia exige do funcionalismo público uma ação ainda mais humanizada.

 

Como tornar o serviço público mais humanizado na prática?

 

Ao questionar como tornar o serviço público humanizado, é preciso reforçar que a humanização se relaciona com o respeito e a ética profissional. Todos os servidores (assim como as instâncias governamentais) são responsáveis por fornecer um atendimento de qualidade e o mais humano possível.

 

Em vista disso, é possível pensar em algumas ações práticas em prol da humanização do setor público:

 

– Praticar o acolhimento

É necessário buscar praticar o que se entende como acolhimento, tanto para os usuários quanto para os próprios funcionários públicos.

 

– Incentivar uma gestão mais participativa

Permitir que colaboradores e usuários possam opinar sobre ações e processos amplia as possibilidades de melhora na Administração.

 

– Melhorar o ambiente

Quanto mais seguro e acolhedor for o espaço, mais humanizado será o atendimento.

 

– Defender os direitos da população

Os cidadãos possuem direitos que, quando garantidos, ajudam a humanizar o atendimento, por isso, é preciso ter domínio sobre quais são eles, além de defendê-los.

 

– Defender os direitos dos servidores públicos

Entender a importância dos direitos dos servidores é fundamental para aplicá-los cotidianamente. Afinal, se o ambiente não for colaborativo internamente, não será possível fornecer um atendimento de qualidade aos usuários.

 

– Levar queixas e reclamações a sério

É preciso estar atento a todo tipo de reclamação, pois ignorar problemas pode gerar inconvenientes. Desse modo, buscar entender o que gerou reclamações é o primeiro passo para resolver o que possa estar dificultando o atendimento por parte do setor público.

 

Importância do tratamento humanizado durante a pandemia da Covid-19

 

Ao pôr em prática ações de humanização, observa-se a criação e a manutenção de um círculo virtuoso durante a pandemia, que envolve o tratamento humanizado por parte do setor público ao usuário, ações governamentais que oferecem aos servidores condições de trabalho também mais humanizadas, resultando, assim, em respeito e empatia por parte dos usuários na hora de lidar com os servidores.

 

O círculo envolve as dimensões interpessoal e macroestrutural, que consideram desde o plano micro até o contexto social como um todo. Para ajudar na manutenção dessa rede colaborativa, o IBEGESP disponibiliza seus cursos de Administração Pública.

 

Conheça os cursos de Administração Pública do IBEGESP

 

O curso Humanização do Serviço Público foi desenvolvido pelo IBEGESP e auxilia na qualificação e capacitação das habilidades que são necessárias para garantir um serviço humanizado.

 

Veja mais: Direito do trabalho​ – Dano ao Erário