Generic selectors
Resultados que batem 100%
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas

Redação IBEGESP

07 maio 2019

Nenhum comentário

Casa Artigo

A importância do planejamento na Fase Interna da Licitação e o Projeto Básico – O que você precisa saber?

A importância do planejamento na Fase Interna da Licitação e o Projeto Básico – O que você precisa saber?

 

Explicar a importância da área de Licitações e Contratos pressupõe o entendimento de que o procedimento licitatório possui duas fases: a interna e a externa. A fase interna exige um planejamento importante, uma vez que é neste momento que se define o objeto e os parâmetros daquilo que será contratado.

A existência de diferentes leis e decretos que tratam do tema das Licitações gera dúvidas sobre as especificidades abarcadas pelo Projeto Básico e pelo Termo de Referência. Ambos são responsáveis por detalhar dados de planejamento, parâmetros e muitas características que envolvem o que será comprado. O Projeto Básico e o Termo de Referência dizem respeito, contudo, a leis e contextos distintos. E é justamente sobre tais distinções que trata o curso de Projeto Básico, Memorial Descritivo e Termo de Referência. Ensina-se de maneira detalhada como elaborar cada tipo de documento, bem como o contexto adequado para a adoção de cada um. Para além disso, especifica-se a importância e como deve se dar a elaboração do Memorial Descritivo.

A importância de uma elaboração assertiva e correta do Projeto Básico, Memorial Descritivo e Termo de Referência se detém no fato de que erros nestes documentos podem causar sérios danos às instituições públicas e à população de modo geral. Estidos mostram que que o principal motivo para a paralisação de obras públicas ao fim do século XX se concentrava na má elaboração de Projetos Básicos. Você acha que isto mudou? Isto se restringe somente à obras públicas?

A revista exame mostrou ,em 2015, que erros na Elaboração do Projeto Básico podem atentar à vida humana e à qualidade de vida da população.

É pela compreensão da importância de elaborar corretamente estes documentos que o curso Projeto Básico, Memorial Descritivo e Termo de Referência tem sido cada vez mais procurado.  A equipe do IBEGESP continua se aprofundando na qualidade do conteúdo deste curso por acreditar que sua realização permite a otimização e eficiência do procedimento licitatório. Acreditamos que a segurança e conhecimento podem melhor o dia-a-dia do funcionário público, como entregar serviços melhores aos cidadãos.

 

Fonte: Redação IBEGESP