Redação IBEGESP

15 outubro 2019

Casa Notícias

Acesse o Manual de Licitações Sustentáveis

Acesse o Manual de Licitações Sustentáveis

Manual foi atualizado pela Advocacia Geral da União

 

Você conhece o Manual de Licitações Sustentáveis? O documento, que acaba de ser atualizado pela Advocacia Geral da União, tem como objetivo descomplicar o serviço de gestores que atuam na área de licitações. A última edição conta com 198 páginas e já leva em consideração as atualizações da legislação.
­
O guia, que abarca todas as etapas de uma compra pública, recomenda que os gestores optem por empresas que sigam determinados critérios sociais, ambientais e econômicos. Para além disso, o Manual apresenta de forma pedagógica a legislação e as normas que abarcam os editais e contratos.
­
É preciso levar em conta que licitações sustentáveis são obrigatórias para a Administração Pública Federal. Como exemplo de licitação sustentável, o Manual menciona a compra de uma mini-usina solar que foi instalada em uma sede da AGU em Brasília. Por conta da grande capacidade de produção de energia do equipamento, a AGU economizará mais de R$300 mil por ano. Para além disso, o equipamento reduzirá 230 toneladas de emissão de dióxido de carbono anualmente.
­
A equipe do IBEGESP recomenda que todos acessem o Manual e sempre se esforcem para realizar licitações sustentáveis!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte complementar: Advocacia Geral da União