Câmara debate sobre políticas públicas em apoio à população LGBTQIA+ idosa

Redação IBEGESP

21 maio 2021

Nenhum comentário

Casa Notícias

Câmara debate sobre políticas públicas em apoio à população LGBTQIA+ idosa

Câmara debate sobre políticas públicas em apoio à população LGBTQIA+ idosa

Foram tratados temas sociais, como abandono de idoso, preconceitos e LGBTQIAfobia
­

Ontem, 20/05, aconteceu uma audiência pública na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados para debate sobre a necessidade de políticas públicas que garantam um envelhecimento de qualidade para a população LGBTQIA+. A questão envolve algumas vulnerabilidades e temas sociais, como o abandono de idosos, preconceitos raciais e de gênero, assim como a LGBTQIAfobia.

­
Durante o debate, o geriatra Milton Crenitte apresentou dados sobre discriminação a idosos LGBTQIA+ nos sistemas de saúde da Inglaterra e dos EUA. Junto a isso, ele dispôs alguns resultados iniciais da sua análise a respeito de uma pesquisa sobre envelhecimento e acesso à saúde feita nos estados brasileiros, que não exibem indicativos positivos para a população LGBTQIA+ idosa.

­
Por último, foi retratado o caso de um grupo dentro dessa comunidade, que são as mulheres trans e travestis: se optarem por um acolhimento institucional, se veem obrigadas a “voltar” à sua identidade masculina.

­
Essa pauta é muito importante e o serviço público precisa estar atento para prestar um efetivo atendimento à população LGBTQIA+ em todas as fases da vida desses cidadãos e dessas cidadãs.

­
O IBEGESP apoia que haja debates sobre essa causa, incentiva políticas públicas voltadas à diversidade e até desenvolve cursos com essa temática para os servidores. Quer saber um pouco mais? Aproveite para ouvir o episódio de nosso podcast e artigos sobre o assunto.
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: Câmara Notícias