Câmara e Senado escolherão hoje suas novas Mesas Diretoras

Redação IBEGESP

01 fevereiro 2021

Nenhum comentário

Casa Notícias

Câmara e Senado escolherão hoje suas novas Mesas Diretoras

Câmara e Senado escolherão hoje suas novas Mesas Diretoras

Escolhidos comandarão as Casas durante os próximos 2 anos

­
Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizarão hoje (01/02) as eleições de suas respectivas Mesas Diretoras, as quais serão responsáveis por conduzir as atividades das Casas no biênio 2021-2022. Em ambas as Casas os procedimentos ocorrerão de forma totalmente presencial. Confira a seguir seus principais detalhes:
­
Eleição na Câmara
­
Na Câmara, o prazo limite para a formação de blocos parlamentares termina nesta segunda-feira, ao meio-dia. Os cargos da Mesa são distribuídos aos partidos na proporção do número de integrantes dos blocos partidários, por meio de reunião de líderes que ocorrerá a partir das 14h. 
 
A Mesa Diretora será composta pelo presidente, 2 vice-presidentes, 4 secretários e seus suplentes. Os votos para os cargos da Mesa só são apurados depois que for escolhido o presidente. A eleição terá início às 19h e, de acordo com o Regimento Interno, a votação será secretapelo sistema eletrônico, exigindo-se maioria absoluta de votos (metade mais um) no primeiro turno e maioria simples no segundo turno.
­
Eleição no Senado
­
Já no Senado Federal, a eleição dos novos membros da Mesa do Senado começa com a reunião preparatória marcada para às 14h. quando será escolhido o presidente em votação secreta. Em seguida, o eleito toma posse e define a realização de uma segunda reunião preparatória, desta vez para a escolha dos demais integrantes da Mesa: 2 vice-presidentes e 4 secretários, com os respectivos suplentes.
­
Vale frisar que cada voto deve durar em média 6 minutos, sendo realizado por meio de cédulas de papel inseridas em envelopes. Será eleito o candidato que receber a maioria absoluta dos votos, ou seja, 41 votos.

­

Por ser um evento de extrema relevância no cenário da política nacional, nós da Redação IBEGESP recomendamos que você o acompanhe atentamente! 

­

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte Complementar: Agência Câmara de Notícias e Agência Senado