Intuito é dar mais transparência e publicidade às ações
Os órgãos de controle dos 26 estados e do Distrito Federal, com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU), lançaram a página na web chamada “Rede de Controle da Gestão Pública”, cuja principal finalidade é promover o fortalecimento da gestão pública, priorizando as áreas de governança, gerenciamento de riscos, controles internos, ouvidoria e transparência.
Integrada por representantes dos principais órgãos de controle – como o TCU, CGU, TCEs, TCMs, MPF, MPEs, CGEs, CGMs, PF, RFB e outras instituições e organizações da sociedade civil – essas redes consistem em centros decisórios interorganizacionais que buscam o alinhamento dos discursos e propósitos dessas instituições, o que, consequentemente, é responsável por ampliar o diálogo em suas ações, diversificando ainda mais as medidas para combate à corrupção e acompanhamento da execução das políticas públicas.
Para que isso ocorra, as redes realizam o diagnóstico das atividades institucionais, compartilham informações, bancos de dados e documentos. Para além disso, elas também desenvolvem ações conjuntas e direcionadas sobre vários assuntos: obras, controle social, transparência, controle interno, alimentação e transporte escolar, saúde e inteligência.
A Redação IBEGESP recomenda que você fique atento à atuação dessas redes, vez que são ações importantíssimas para a promoção do diálogo e transparência que tanto precisamos e cobramos!
Fonte: Redação IBEGESP