Redação IBEGESP

14 abril 2020

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Como o gestor público deve encarar o Home Office?

Como o gestor público deve encarar o Home Office?

Em tempos de coronavírus, o gestor público precisa saber como lidar com o trabalho remoto ou teletrabalho, também chamado de Home Office. Acompanhe dicas e veja como cursos sobre Gestão Pública podem ajudar.

 

Nos dias de hoje, o Home Office não é uma novidade, mas tornou-se uma realidade para muitos que ainda não o faziam após a pandemia da COVID-19. Neste contexto, o trabalho remoto surgiu como alternativa para proteger funcionários e manter os processos funcionando.

 

O maior desafio, agora, é lidar com o Home Office “forçado”, sendo que muitas pessoas não têm prática com essa dinâmica.

 

Dicas para o gestor público encarar o Home Office

 

 

Alinhamento entre gestores e colaboradores

 

O primeiro ponto para não deixar que o Home Office influencie negativamente o andamento do serviço público é fazer o alinhamento entre o gestor e sua equipe. Se a organização já conta com planejamento estratégico bem estruturado, será necessário fazer apenas o alinhamento das metas, para que nenhum colaborador se sinta perdido ou sobrecarregado.

 

Utilização de softwares de gestão de tempo e trabalho

 

Para ajudar a manter a organização no trabalho remoto, é possível investir em ferramentas de gestão de tempo e de processos. Hoje, existem softwares que controlam o tempo, as etapas de cada processo, os prazos previstos para entrega de projetos e o espaço para incluir relatórios do que foi feito no dia.

Por mais que o time saiba o que precisa fazer, é muito mais fácil manter os processos organizados com a ajuda de um software.

 

Comunicação constante e dinâmica

 

A comunicação é fundamental durante o trabalho remoto. As reuniões deverão ser mais frequentes, mas não precisam, necessariamente, ser demoradas.

 

Reuniões diárias de 15 minutos são suficientes para garantir a fluidez dos trabalhos. Além disso, hoje há diversos programas para reuniões corporativas, tornando o processo de comunicação ainda mais fácil entre a equipe.

 

Organização do local de trabalho

 

O gestor deve reiterar com sua equipe a importância de manter o local de trabalho organizado, ainda que dentro de casa. O colaborador deve separar um espaço para trabalhar, além de manter uma rotina adequada, ou seja, sem ficar de pijama e sem acesso a distrações, como televisão.

 

Convivência com a família em casa

 

Outro ponto importante para tratar com os colaboradores: a família deve ser avisada sobre a separação de horário para trabalho e para entretenimento. Os filhos e cônjuges precisam respeitar o horário de trabalho para não prejudicar a agenda e as entregas.

 

Curso sobre Gestão Pública e orientação dirigida dão suporte ao gestor durante o Home Office

 

O IBEGESP é um instituto que oferece cursos sobre Gestão Pública para gestores que querem adquirir ainda mais conhecimentos sobre a Administração e todas as suas esferas. Além disso, o IBEGESP oferece o serviço de orientação dirigida para gestores, visando auxiliá-los a lidar com as adversidades que a carreira pode trazer.

 

No site do IBEGESP, além de ter acesso ao curso sobre Gestão Pública e aos serviços do Radar IBEGESP, os gestores acompanham todas as notícias sobre a Administração e acontecimentos do Brasil e do mundo que possam influenciar a Gestão Pública.

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