Webinar hoje às 15h explica nova funcionalidade
O Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet) tem uma nova ferramenta que permite digitalizar a fase de estudos técnicos preliminares (ETP) dos processos de licitações. Vale lembrar que o Comprasnet é o maior sistema de compras públicas do Brasil e que os ETP são obrigatórios em todas as licitações, constituindo o momento em que é analisada a viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental da compra.
Na prática, a ETP 100% digitalizada funcionará da seguinte maneira:
- Orgãos responsáveis pela compra deverão preencher no Comprasnet os documentos que embasam a análise técnica;
- Estas informações poderão ser automaticamente visualizadas pelos usuários da ferramenta.
Todos os órgãos e entidades do Executivo Federal que utilizam o Comprasnet poderão usufruir desta digitalização. Caso queiram, os governos estaduais e municipais poderão aderir à ferramenta celebrando um termo de acesso com o governo federal.
Segundo Renato Fenili, secretário adjunto da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, a digitalização da fase de ETP coaduna com o projeto de expansão do Comprasnet. Segundo o Secretário, a ferramenta era anteriormente voltada à fase externa das licitações, aos fornecedores, e a partir de agora busca encontrar melhorias para o serviço público.
Para saber mais sobre o sistema ETP Digital, assista hoje, às 15h, um webinar sobre o assunto da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia!
Fonte: Redação IBEGESP