Redação IBEGESP

20 setembro 2019

Casa Notícias

Conheça o E-CNPJ, documento digital para fornecedores do governo

Conheça o E-CNPJ, documento digital para fornecedores do governo

Medida centraliza dados dos fornecedores

 

Desde o começo de agosto que o certificado E-CNPJ está disponível para uso. O documento digital serve para validação e navegação no Sistema de Cadastro de Fornecedores (SICAF) e é direcionado a quem deseja realizar vendas para o Estado. O uso do E-CNPJ agiliza, em teoria, o processo de negociação, já que não requer cadastros adicionais.
­
Para além de não requerer  informações adicionais, o E-CNPJ centraliza os dados dos fornecedores através do uso do Cadastro Único. Segundo os defensores da medida, o novo fluxo reduziu a burocracia e facilitou os processos dos fornecedores que desejam vender produtos ou serviços ao Governo.
­
Caso não conheça a ferramenta, acesse o FAQ disponibilizado pelo Ministério da Economia. Para aqueles que já a estão utilizando, é possível enviar dúvidas e sugestões através do e-mail comprasgovernamentais@planejamento.gov.br
­
A área de compras públicas está passando por diversas mudanças nos últimos anos. Por este motivo, a equipe do IBEGESP recomenda que todos os gestores públicos busquem se atualizar e buscar mais conhecimento sobre o tema. Para conhecer cursos com esta temática, clique aqui!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte complementar: Portal de Compras