Redação IBEGESP

03 julho 2019

Casa Notícias

Conheça o sistema de digitalização de processos do Paraná

Conheça o sistema de digitalização de processos do Paraná

Sistema eProtocolo permite padronização e otimização de processos

 

 

O Governo do Paraná adotou um sistema digital para padronizar os processos da Administração Pública. O sistema, chamado de eProtocolo, permite a eliminação do uso do papel nas repartições públicas. Para além disso, a ferramenta possui um editor de texto e propicia o uso de assinaturas digitais.

 

A Digitalização de Processos é uma realidade crescente na Administração Pública brasileira e a participação dos servidores neste processo tem sido vital. No caso do eProtocolo, são os servidores que tem avaliado e sugerido possíveis melhorias do sistema.

 

Um exemplo de melhoria é visível ao pensarmos no processo de solicitação de aposentadoria: um fluxo que chegava a demorar 120 horas foi, por conta das sugestões dos analistas, reduzido para um processo de no máximo 20 horas. Isto se deu por conta da instantânea tramitação digital e pela possibilidade de o servidor requerer determinadas assinaturas com autonomia e de forma tecnológica.

 

A equipe do IBEGESP acredita que a otimização de processos e a atenção às reais experiências dos servidores são fatores essenciais para a evolução da Gestão Pública. Por este motivo, ficamos sempre atentos à digitalização de processos e analisamos se os mesmos estão de fato melhorando a vida da população e dos servidores.

 

E você? O que opina sobre a digitalização de processos?

Comente! 

 

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: Agência de Notícias do Paraná