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Curso de Extensão

16-03-2019

80 Horas

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Formação de Gestores Públicos na Área da Saúde: Ênfase para Administração Pública Hospitalar

Formação de Gestores Públicos na Área da Saúde: Ênfase para Administração Pública Hospitalar

Docente

Marcia Walquiria

Modalidade

Extensão

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O que vem com o curso

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Objetivos

O curso de Formação de Gestores Públicos na Área de Saúde do IBEGESP visa oferecer uma base conceitual sobre Gestão Pública e ferramentas e instrumentos para o aprimoramento das competências dos profissionais da área de saúde que ordenam os gastos e/ou gerem os recursos materiais e humanos colocados à sua disposição.

Espera-se que ao final do programa os alunos estejam aptos a:

  • Identificar todas as formas de gestão, dos programas de saúde, de contratação e modelos de parceria, procedimentos, gerenciamentos, medições, controle e fiscalização, conforme a Legislação vigente;
  • Celebrar convênios e outras parcerias considerando a conquista de resultados eficazes para a instituição;
  • Ter compreensão das questões estratégicas, gerenciais, econômicas e jurídicas pertinentes à gestão pública na área de saúde;
  • Compreender a estrutura organizacional e de Recursos Humanos da instituição e de sua unidade;
  • Atuar dinamicamente nos setores meio, incluindo o de suprimentos, financeiro, gestão de contratos, atendimento ao público entre outros;
  • Identificar, entender e analisar a estrutura de problemas complexos, para sugerir soluções lógicas e pertinentes ao meio em que atua;
  • Identificar as melhores formas de comunicação interna;
  • Otimizar ações de forma a economizar recursos.

 

Público Alvo

  • Agentes públicos e políticos da área de saúde;
  • Administradores hospitalares;
  • Dirigentes e gestores de órgãos e entes públicos;
  • Dirigentes e gestores de empresas do setor privado e do terceiro setor que se relacionam com o Poder Público na área de saúde;
  • Advogados;
  • Fiscais e auditores;
  • Responsáveis pelo Controle Interno;
  • Demais Profissionais da área da saúde;
  • Outros interessados no tema.

 

Conteúdo

  1 - Noções de Administração Pública
  • Administração Pública: o que é Administração gerencial?
  • Características da Administração Pública
  • Noções fundamentais para a atuação eficiente do gestor público
  • Princípios e Normas
  • Responsabilidade da Administração e do agente público
  • Accountability
2 - A Saúde na Legislação e no Poder Judiciário
  • Aspectos legais e jurídicos em saúde
  • SUS: criação e legalidade
  • O processo de participação da Administração Pública no SUS: os níveis de gestão
  • A relação entre o Governo Federal e os Estados e Municípios na implantação de Políticas Públicas em Saúde
  • Reflexos das decisões judiciais
  • Fornecimento de medicação aos pacientes, a obrigatoriedade
  3 - Planejamento no Setor Público (2 módulos)
  • Planejamento estratégico
  • Indicadores socioeconômicos no planejamento e gestão da saúde
  • Elaboração do Plano Plurianual alinhado ao Planejamento Estratégico
  • Gestão de Programas orientada para Resultados
  • Tecnologia da Informação e Comunicação
4 - Planejamento das Compras Públicas
  • Projetos básicos e executivos
  • Planos de Trabalho
  • Elaboração de justificativa técnica
  • Planilha de custos
  • Pesquisa de preços, sistemas do Ministério da Saúde
  • Definição do valor da contratação
  • Como elaborar uma requisição de compras
  • Planejamento das compras
  5 - Administração e Finanças Públicas (2 módulos)
  • Lei de Responsabilidade Fiscal
  • Gestão Orçamentária: PPA, LDO e LOA
  • Execução orçamentária e fontes de recurso
  • As três fases da despesa: empenho, liquidação e pagamento
  • Qualidade do Gasto Público (contratos, utilidades públicas etc)
  • Gerenciamento e contabilidade do patrimônio, materiais, insumos, medicamentos, órteses, próteses e outros
  • Gestão, auditoria, prestação de contas (documental e eletrônica), acesso às informações (transparência)
  • Gestão de documentos da área meio e da atividade fim (trâmite, conservação e guarda)
  • Controle interno
  • Controle Externo (Tribunal de Contas, Ministério Público, Corregedorias e Cidadão)
6 - Recursos Humanos (RH)
  • Formas de ingresso na Administração Pública e privada
  • Regime de trabalho
  • Formas eficientes de gerir pessoas
  • Perfil do gestor da área de recursos humanos
  • Cargos e salários
7 - Licitações e Contratos
  • Procedimento licitatório
  • Lei 8.666/93Registro de preços
  • Pregão presencial e eletrônico
  • Terceirização na Administração Pública
  • Formas e tipos de contratação
  • Contratações por dispensa e por inexigibilidade
  • Convênios, contratos de gestão e termos de parceria
  • Consórcios e contratos de programa
8 - Gestão do Faturamento do SUS
  • O faturamento e seus objetivos em uma Instituição de Saúde
  • O setor de faturamento e suas atividades: integração e melhoria de processos
  • O sistema Único de Saúde e os tipos de faturamento
  • Habilitações hospitalares
  • Manual SIH
  • Solicitação de liberação de crítica no SISAIH01
  • Prontuário do paciente, suas composições e regulamentações
  • Aprendendo a faturar
  • Tabela Unificada de Procedimentos – Regras de Utilização (SIGTAP)
  • CNES- Importância do Preenchimento e atualização do SCNES
  • Procedimentos, como CID, CBO e serviços/classificação
  • Faturamento de Internação - AIH´s
  • Atendimentos clínicos: Fisioterapia, Radiologia, Ultrassonografia, Patologias, Anatomias, Curativos Grau II
  • Órteses, próteses e materiais especiais – OPME
  • Pacientes sob cuidados prolongados
  • Tratamentos: tuberculose, hanseníase, reabilitações
  • Terapia nutricional
  • Diárias de Acompanhante
  • Inconsistências comuns no processamento do faturamento
  • Relatórios de Resultados, gráficos, sugestões de melhoria
  • A segurança dos backups
9 - Gestão de Comunicação e Pessoas
  • Gestão com pessoas: conceitos e evolução no contexto da Gestão Pública
  • O que muda no conceito de aproveitamento do potencial dos ocupantes dos cargos e perspectivas de assumir novas responsabilidades
  • Atitude, comportamento, interesses, motivações, necessidades e contexto organizacional
  • Valores que devem nortear as ações dos funcionários na construção de um " espírito público "
  • Competências, responsabilidades e engajamento profissional: mapeamento de competências individuais para critérios mais justos de valorização dos perfis
  • Emoções e estilos comportamentais: as pessoas podem expressar emoções no ambiente organizacional?
  • Análise dos estilos de comportamento a partir do uso das capacidades de pensar, sentir e agir e das fixações dos estilos desenvolvidos, que trazem problemas
  • Liderança pessoal, desenvolvimento contínuo e auto-gestão: auto percepção, auto motivação e projeto pessoal de desenvolvimento
  • Comunicação e habilidades sociais
10 - Gestão da Qualidade e Assistência ao Paciente
  • Princípios Gerais da Qualidade em Saúde
  • Ferramentas de Gestão: Controle e Planejamento
  • Gestão por Processos
  • Indicadores de Desempenho
  • Gestão de Riscos: Segurança do paciente; Segurança do colaborador: Segurança do ambiente
    CARGA HORÁRIA: 80 horas/aula

Categoria : Administração e Finanças Direito Administrativo Gestão de Pessoas e RH Licitações e Contratos

Localização : Alameda Santos 1165 - Cerqueira Cesar - São Paulo - SP

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