Gestão de Custos no Setor Público

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Gestão de Custos no Setor Público

Docente

Roberto de Oliveira Junior

Modalidade

Intensivo

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O que vem com o curso

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Saiba como fazer uma gestão de custos no setor público eficiente

O curso Gestão de Custos no Setor Público é ministrado pelo Professor Roberto de Oliveira Júnior e provê ao servidor um panorama de boas práticas e técnicas para a otimização do uso de recursos públicos. Com um conteúdo especialmente formulado pelo corpo docente e a equipe de Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem do IBEGESP, o curso foca em técnicas adequadas ao dia a dia de trabalho no setor público. Para além disso, fomenta a autonomia e o aprendizado em conjunto dos estudantes. Trata, basicamente, de permitir a união entre conhecimentos teóricos e a realidade prática do servidor, de modo a disseminar informações de qualidade que permitam uma gestão de custo segura, eficiente e responsável. Deste modo, apresenta o panorama legal que abarca o tema e descomplica o vocabulário jurídico das leis sobre o assunto. Todo conteúdo é direcionado para que você saiba como fazer uma gestão de custos no setor público eficiente.

Objetivo Geral:

Compreender a necessidade e importância da gestão de custos para melhoria da gestão dos órgão públicos e aprender como fazer uma gestão de custos eficiente.  Detalhar as etapas para implantação de um Sistema de Custos em Órgãos Públicos.

Objetivos Específicos:

Entender a gestão de custo como ferramenta para melhoria da qualidade do processo de tomada de decisão e buscar atender a legislação pertinente. Dentre esta legislação, destaca-se, a princípio, a portaria da STN/ MF nº 634 de 19 de novembro de 2013, Lei Federal nº 4.320/64; Lei Complementar nº 101/2000 e a NBC T 16.11 do Conselho Federal de Contabilidade. Para além disso, busca-se evidenciar como a gestão de custos auxilia e melhora a qualidade do processo de tomada de decisão a partir da implantação de um Sistema de Custos. Busca-se, especialmente, otimizar a utilização dos recursos públicos e implantar boas práticas para a Gestão Pública.

 

 

Conteúdo Programático:
  • Gestão de custos: a obrigatoriedade e a melhoria da gestão dos órgãos públicos;
  • Principais conceitos, nomenclaturas e classificações;
  • Métodos de custeio e aplicações em órgãos públicos;
  • Metodologia de implantação de uma gestão de custos em órgãos públicos;
  • Principais aplicações da gestão de custos no processo de tomada de decisão dos gestores públicos.
Público Alvo:
Profissionais da Contabilidade dos Órgãos Públicos, Técnicos das Secretarias de Planejamento, Fazenda, Finanças ou Administração, Secretários e Gestores de Órgãos Públicos e outros profissionais da área pública, interessados na melhoria da qualidade da gestão pública, bem como profissionais de TI dos Órgãos Públicos ou de empresas fornecedoras de sistemas informatizados para Órgãos Públicos.

É mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP e graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Santo André. É professor de cursos de graduação e pós-graduação no SENAC, UNISAL e UNIFEOB. É contador e profissional das áreas administrativa e financeira há 30 anos, já tendo exercido a função de Diretor Financeiro da Prefeitura de Mogi […]

Nova turma em breve!

Carga horária : 8 Horas

Categoria : Administração e Finanças

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Local: Alameda Santos 1165 - Cerqueira Cesar - São Paulo - SP

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