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Gestão para Aquisição e Controle do Almoxarifado

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Gestão para Aquisição e Controle do Almoxarifado

Docente

Veruska Pereira

Modalidade

Intensivo

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Introdução:

A área de Almoxarifado e Patrimônio é de imensa importância na Administração Pública. Para garantir que o dinheiro público destinado a este setor seja aplicado com eficiência, é necessário gerir de modo criterioso e assertivo seus principais processos: recebimento, regularização, armazenagem e distribuição. Isto porque a área de Almoxarifado e Patrimônio está diretamente conectada a recursos financeiros e, consequentemente, é objeto constante das fiscalizações do Tribunal de Contas e outros órgãos de controle. Por este motivo, é necessário que o gestor deste setor se sinta seguro em relação aos processos que o envolvem e à legislação que o ampara: instruções normativas variadas, decretos e o Código de Ética do Servidor Público.


Objetivo Geral:

Compreender os conceitos de gestão de Materiais, Estoque e Patrimônio na Administração Pública, bem como proporcionar elementos suficientes para a construção de análise crítica da gestão de materiais como tema transversal na busca da eficiência/economicidade na administração pública visando a construção de boas práticas.

 

Objetivos Específicos:

  • Introduzir conceitos de Logística e Custos na Cadeia de Suprimentos
  • Compreender a estrutura de classificação de materiais e introduzir as atividades gerais relacionadas a este tema
  • Debater a função das compras públicas
  • Compreender os conceitos de Estoque, Gestão de Estoque e Gestão Patrimonial na Administração Pública
  • Identificar a legislação vigente
  • Conhecer boas práticas na Administração
Conteúdo Programático:
Logística para Gestão de Custos da Cadeia de Suprimentos
  • Padronização e especificação de materiais
  • Classificação
  • Especificação
  • Codificação
  • Previsão de demanda
  • Sistemas de custeio e avaliação de custos
  • Curva ABC
  • Modelos de gestão de estoques: métodos e critérios
  • Estoque de segurança
  • Lote econômico de compra
  • Ponto de pedido
  • Sistema de renovação automática
  • “Just in Time”
Compra
  • Gestão de Compras eficiente
  • Ciclo de Compras
  • Modalidades de Licitação e Sistema de Registro de Preços
  • Formação de Preço
Gestão do Almoxarifado e Inventários
  • Organização física de acessos, armazenagem e eficiência do almoxarifado
  • Sistemas de armazenagem – critérios de armazenagem, arranjo físico (layout), critérios de localização de materiais.
  • Métodos de realização de inventários e conferências quantitativas e qualitativas (prazo de validade)
  • Gestão de dispensação com eliminação de desperdícios
  • Documentação legal
  • Devoluções
  • Regularização
  • Recebimento de materiais
  • Distribuição de materiais
Gestão Física do Patrimônio
  • Importância da gestão
  • Incorporação e tombamento
  • Inventário
  • Movimentação
  • Depreciações
  • Baixa Patrimonial e Alienação
  • Reavaliações e exaustões
  • Bens móveis e imóveis (Legislação pertinente)
  • A Tecnologia da Informação-TI na Gestão do Patrimônio Público
  • A importância e resultados de um Sistema Integrado à Contabilidade
Público Alvo:
Servidores das áreas de orçamento e finanças e afins, contadores e auditores públicos, gestores orçamentários e financeiros e todo profissional que queira conhecer o processo de execução orçamentária e financeira do Estado.

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11/09

Integral ( 08:30h às 17:30h )

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Carga horária : 8 Horas
Categoria : Administração e Finanças
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Local: Alameda Santos 1165 - Cerqueira Cesar - São Paulo - SP

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