CPI da Covid focará na demora da chegada de vacinas ao Brasil

Redação IBEGESP

10 maio 2021

Nenhum comentário

Casa Notícias

CPI da Covid focará na demora da chegada de vacinas ao Brasil

CPI da Covid focará na demora da chegada de vacinas ao Brasil

Comissão ouvirá a Anvisa e a Pfizer nesta semana
­

Conforme falamos nesta notícia, no dia 13/04 a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid foi oficializada, tendo entre as suas finalidades, a investigação:

  • Da omissão do governo federal no enfrentamento à pandemia;
  • Do colapso da saúde no estado do Amazonas.
­
Durante esta semana, em continuidade às investigações, a CPI fará audiências que voltam as atenções para o tema da demora na chegada das vacinas ao Brasil. Para tanto, na terça-feira (11/05), a comissão receberá Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de entender as tratativas que desencadearam o impedimento da distribuição da vacina russa Sputnik V.
­
Ademais, na quinta-feira (13/05), a CPI ouvirá a presidente da subsidiária brasileira da Pfizer, Marta Díez, com a finalidade de apurar a rejeição, pelo governo federal, das primeiras ofertas da vacina da companhia, que foi a primeira a obter o registro definitivo da Anvisa, no final de fevereiro. Ainda sobre as negociações com a Pfizer, também será ouvido, no dia 12/05, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, que atribuiu ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a responsabilidade pelo encerramento das negociações com a farmacêutica.
­
Por fim, vale destacar que o ex-ministro da Saúde, que teve seu depoimento reagendado após alegar contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19, será ouvido no dia 19/05.
­
Nós da Redação IBEGESP estamos atentos aos próximos andamentos desta CPI tão importante e recomendamos que você, caro leitor, siga nos acompanhando! 😉
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: Agência Senado