Generic selectors
Resultados que batem 100%
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas

Redação IBEGESP

02 setembro 2019

Nenhum comentário

Casa Notícias

CPMI das Fake News será instaurada na quarta-feira

CPMI das Fake News será instaurada na quarta-feira

Comissão terá 180 dias para investigar perfis e notícias falsas

 

 

A partir da próxima quarta-feira, dia 04 de setembro, passará a funcionar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News. A equipe que irá investigar a veiculação de notícias falsas será definida na mesma data. Espera-se que a CPMI tenha um presidente, um vice-presidente e um relator do colegiado.Para além destes, a CPMI será composta por 15 senadores e 15 deputados. Também serão necessários 30 suplentes.

 

Os componentes da CPMI terão 180 dias para investigar perfis falsos que atuam nas redes sociais e foram responsáveis pelos ataques à democracia ocorridos nas eleições do ano passado. Para além dos perfis, serão investigados grupos responsáveis por cyberbullying e aliciamento de crianças para o cometimento de suicídio.

 

A equipe do IBEGESP já havia publicado no mês de julho a possibilidade de a CPMI das Fake News ser aprovada. Na ocasião, defendemos a importância de análise das notícias falsas. Para além de terem representado um ataque ao diálogo democrático no último pleito eleitoral, as fake news geram uma rede de desinformação com resultados nefastos como, por exemplo, a queda do índice de vacinação de crianças.

 

A equipe do IBEGESP acredita que a disseminação de informação de qualidade seja essencial para a consolidação democrática. Por este motivo, veiculamos diariamente notícias baseadas em dados confiáveis.

 

Recomendamos, pelo fim das fake news, que todos os gestores públicos se informem em canais de informação de confiança.

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: Senado Notícias