Em Santa Catarina, mais de 60% dos municípios não divulga gastos públicos

Redação IBEGESP

14 julho 2020

Nenhum comentário

Casa Notícias

Em Santa Catarina, mais de 60% dos municípios não divulga gastos públicos

Em Santa Catarina, mais de 60% dos municípios não divulga gastos públicos

Maior parte dos municípios brasileiros não divulgou dados sobre gastos durante a pandemia 

 

­

Uma série de organizações sociais que trabalha com o tema do controle social e da transparência afirmou ontem, 13/07, que grande parte dos municípios brasileiros está enfrentando dificuldades para divulgar gastos públicos durante a pandemia. Só em Santa Catarina, por exemplo, mais de 60% dos municípios não cumprem a lei de acesso à informação.  A maior parte dos estados do país, por outro lado, alcançou desempenho “bom” e “ótimo” nesta tarefa. 
­
Um dado preocupante revelado pelas entidades, é que alguns gestores públicos ainda resistem à ideia de transparência pública. Tendo isto em vista, o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, cobrou maior participação da sociedade no controle dos gastos públicos.
­
Outro dado crítico apontado, é o fato de que uma série de portais da transparência publicam dados divergentes da realidade. Para além disso, a forma de divulgação de dados nestes portais costuma não atentar à melhor forma de apreensão do conteúdo pelos cidadãos. 
­
Como sabido, o IBEGESP defende a transparência pública e acredita que capacitações e campanhas de conscientização acerca do controle interno e externo são essenciais para que essa cultura se solidifique na Gestão Pública. Caso seu município precise de orientação para prestar contas e garantir ações mais transparentes, clique aqui!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: Câmara Notícias