Generic selectors
Resultados que batem 100%
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas

Redação IBEGESP

14 agosto 2019

Nenhum comentário

Casa Notícias

ENAP e BID realizam seminário internacional sobre serviços públicos digitais

ENAP e BID realizam seminário internacional sobre serviços públicos digitais

Seminário trata da integração dos serviços públicos e digitalização dos mesmos

 

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciaram ontem (13/08, terça-feira) o seminário internacional “Integração dos Serviços Públicos para um Governo Focado nos Cidadãos”. O evento trata da transformação digital e da modernização dos serviços públicos diante de um cenário nacional com evidente apelo à tecnologia. Neste sentido, vale lembrar que o Brasil é o quarto país mais conectado do mundo, sendo que 90% dos brasileiros usuários de internet, conectam-se através do celular.

 

A transformação digital dos serviços públicos tem sido um tema cada vez mais frequente na Gestão Pública brasileira. Defensores de uma digitalização abrangente defendem que os cidadãos devem ter possibilidades de acessar serviços variados independentemente do horário ou dia da semana. É necessário atentar-se, todavia, ao fato de que mais de um terço dos lares brasileiros não possui acesso à internet. O dado é validado pela última pesquisa TIC Domicílio, publicada em 2018. A pesquisa realizada aponta que 39% dos domicílios brasileiros não possui nenhuma forma de acesso à internet.

 

A discussão é importante pelo fato de que os serviços públicos devem ser universais. Ou seja, acessíveis a todos. Diante disto, os gestores públicos brasileiros devem ficar atentos à transformação digital, uma vez que, segundo o porta voz da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, mais de mil serviços públicos serão digitalizados até 2020.

 

E você? O que acha da transformação digital? Comente!

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: Ministério da Economia