Entidades exigem jornada de 30 horas semanais para profissionais da enfermagem

Redação IBEGESP

24 maio 2021

Nenhum comentário

Casa Notícias

Entidades exigem jornada de 30 horas semanais para profissionais da enfermagem

Entidades exigem jornada de 30 horas semanais para profissionais da enfermagem

Além da jornada, há a exigência da criação de um piso salarial nacional à categoria
­

Na última sexta-feira (21/05), a Câmara dos Deputados debateu sobre as condições de trabalho dos profissionais da enfermagem durante a pandemia da Covid-19. Além de reivindicarem uma jornada de 30 horas semanais, as presidentes da Federação Nacional do Enfermeiros e da Associação Brasileira de Enfermagem pediram a criação de um piso salarial nacional aos profissionais da categoria.

­
Além disso, as debatedoras ressaltaram que os profissionais da enfermagem, em razão dos baixos salários no setor, acabam mantendo vários empregos e longas jornadas de trabalho, o que os leva à exaustão e ao adoecimento físico e mental – às vezes, ao suicídio.

­
Por fim, é importante lembrar que a pandemia da Covid-19 só tem agravado as dificuldades e os riscos da profissão: até o debate, havia 55.826 casos de contaminação. Ademais, foram pelo menos 780 mortes relacionadas à Covid-19, segundo o Observatório da Enfermagem, do Confen. As notificações apontavam para uma maioria de mulheres (68%) e de técnicos (57%).

­
Nós da Redação IBEGESP vemos como urgente a melhoria nas condições de trabalho da categoria e enviamos o nosso muito obrigada a todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, enfrentando jornadas de trabalho exaustivas e riscos enormes de infecção. Ainda, enviamos os nossos sentimentos a todos os familiares que perderam seus entes queridos, que tanto lutaram para cuidar de outras famílias durante esse momento tão difícil.

­
Fonte:
 Redação IBEGESP

Fonte Complementar: Agência Câmara de Notícias