Generic selectors
Resultados que batem 100%
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas

Redação IBEGESP

25 junho 2019

Nenhum comentário

Casa Notícias

Excesso de entraves burocráticos no Brasil foi apontado pelo Tribunal de Contas da União

Excesso de entraves burocráticos no Brasil foi apontado pelo Tribunal de Contas da União

TCU apresentou sugestões para redução da burocracia

 

Foi aprovado pelo TCU um relatório que aponta os principais entraves burocráticos no cenário brasileiro atual: falta de transparência, organização e padronização de exigências e normas. O documento, sob relatoria do ministro Vital do Rêgo, explicita que o país é marcado pelo excesso de burocracia.

 

Para realizar esta análise, o Tribunal se baseou em um relatório do Banco Mundial: o Doing Business. Vale lembrar que a relatoria feita pelo Banco Mundial é produzida anualmente desde 2003, sendo saliente ao apontar o Brasil como país atravancado por obstáculos burocráticos. Vale lembrar que, segundo o relatório deste ano, o Brasil apresenta dificuldades para abertura de novos negócios e possui índices deficientes de competitividade.

 

O documento produzido pelo TCU endossa estas problemáticas. Para exemplificar os entraves burocráticos que caracterizam a administração brasileira, o relator Vital do Rêgo criticou o fluxo de atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que, por não possuir um sistema eletrônico de petições, recebe todas as documentações enviadas para o órgão de forma impressa. Para além da medida ser contrária aos preceitos da sustentabilidade, isto gera maior fluxo de trabalho, uma vez que estes documentos devem ser digitalizados. O parecer apresentado pelo TCU ainda apontou que o país é marcado por um estado de fragilidade no tratamento de denúncias ou até mesmo sugestões para a execução de serviços.

 

A equipe do IBEGESP acredita que a redução de entraves burocráticos é essencial para a otimização da Administração Pública brasileira. Por este motivo preparamos para você um texto que apresenta as dicas do TCU para redução da burocracia.Confira!

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte Complementar: Portal TCU