Governadores e senadores defendem relatório original do FUNDEB

Redação IBEGESP

21 julho 2020

Nenhum comentário

Casa Notícias

Governadores e senadores defendem relatório original do FUNDEB

Governadores e senadores defendem relatório original do FUNDEB

Nas redes sociais, manifestações de estudantes são grandiosas

 

­

Nos últimos meses a redação do IBEGESP tem salientado a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), a principal fonte de financiamento do ensino brasileiro. Pela legislação em vigor, o Fundo deverá acabar em 31 de dezembro deste ano. E é por este motivo que tantas manifestações estão ocorrendo em prol da aprovação do FUNDEB na votação que acontecerá esta semana na Câmara dos Deputados. 
­
É importante ter em mente, todavia, que há opiniões distintas sobre como deverá ser composto o Fundo. O presidente defende alterar o texto da PEC para limitar os recursos do FUNDEB. O relatório original, no entanto, propunha que a União aumentasse progressivamente sua participação no Fundo até chegar a 20%. Vale lembrar que atualmente a participação da União é de 10%. 
­
Pelo Twitter, uma série de senadores se manifestaram a favor do relatório original. E dos 27 estados brasileiros, 20 tem governadores a favor do texto original. Estes governadores assinaram uma carta em defesa do FUNDEB. Os defensores do relatório que o governo pretende alterar, salientam que para mais de 50% dos municípios brasileiros o Fundo representa a maior parte da renda destinada ao ensino.
­
É essencial que todos os gestores públicos, em especial os da área da educação, acompanhem esta votação que afetará tanto o ensino brasileiro! 
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: Senado Notícias
Tags :