Redação IBEGESP

22 março 2018

Nenhum comentário

Casa Notícias

Grupo banco interamericano de desenvolvimento fará sua reunião anual em Mendoza, na Argentina

Grupo banco interamericano de desenvolvimento fará sua reunião anual em Mendoza, na Argentina

O Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Grupo BID) realizará sua Reunião Anual em Mendoza, Argentina  , em 22-25 de março. Líderes econômicos e financeiros de seus 48 países membros discutirão oportunidades importantes de desenvolvimento, comércio e investimento para a América Latina e o Caribe em áreas que vão de investimentos do setor privado a urbanismo e crescimento econômico.

Representantes de outras agências de desenvolvimento, bancos comerciais, empresas e organizações da sociedade civil também estarão presentes na reunião. Esta é a 59a reunião anual da Assembleia de Governadores , a mais alta instância de tomada de decisões do BID. A maioria dos governadores são ministros das finanças ou da economia ou presidentes de bancos centrais.

O Grupo BID é composto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que oferece recursos e financiamento para o setor público; o BID Invest, que é focado em operações do setor privado; e o Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), que oferece doações e recursos para incentivar projetos inovadores de pequena escala na região.

Durante o evento, o Grupo BID lançará sua avaliação macroeconômica anual da região, que, neste ano, abordará o desafio de alcançar um crescimento econômico mais rápido.

Centenas de líderes do setor privado e representantes de alto nível dos governos participarão do Fórum Empresarial “Integração Inteligente com o mundo: promoção das economias regionais e investimentos em infraestrutura”, que acontecerá na sexta-feira, 23 de março, no Hotel Intercontinental em Mendoza. O evento proporcionará uma oportunidade para discutir o crescimento econômico e a competitividade global da América Latina e do Caribe, com ênfase na integração regional, no papel das economias regionais como motores do desenvolvimento e no investimento em infraestrutura.

A Reunião Anual também sediará uma edição do evento Idear Soluções (Demand Solutions)  , que reúne inovadores e especialistas para encontrar soluções criativas para os desafios de desenvolvimento da América Latina e Caribe. Esta edição do evento em Mendoza abordará como a inovação, soluções digitais e a economia criativa podem ser utilizadas para resolver alguns dos problemas mais preocupantes que afetam as cidades em crescimento da região, entre eles mobilidade urbana e resiliência à mudança climática. Os interessados em comparecer ao evento devem solicitar um convite por meio de demandsolutions@iadb.org  .

O Demand Solutions concluirá com a cerimônia de premiação da 3a edição do BID Urban Lab  , um concurso em que universitários são convidados a apresentar ideias criativas e inovadoras para solucionar problemas urbanos. Mais de 100 propostas foram apresentadas por 70 universidades para converter a estação ferroviária General Belgrano, em Mendoza, em um parque público homenageando o cartum Mafalda. O vencedor será selecionado entre os três finalistas: a Universidad Nacional de Rosario na Argentina; a Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia; e a Universidad Central de Venezuela, em Barquisimeto.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Estabelecido em 1959, o BID é a principal fonte de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também faz pesquisas de vanguarda e oferece assessoria de políticas, assistência técnica e capacitação para clientes do setor público e privado em toda a região.

Sobre o FUMIN

O Fundo Multilateral de Investimentos é um laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Realiza experimentos de alto risco para testar novos modelos de engajamento e inspiração do setor privado para que resolvam problemas sociais e econômicos na América Latina e Caribe. O Fumin busca reduzir a pobreza e a vulnerabilidade centrando-se em negócios emergentes e pequenos agricultores com capacidade de crescer e criar oportunidades econômicas.

Sobre o BID Invest

O BID Invest, a instituição do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o setor privado, é um banco de desenvolvimento multilateral comprometido com o apoio ao setor privado na América Latina e no Caribe. Financia empreendimentos e projetos sustentáveis para alcançar resultados financeiros que maximizem o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Com uma carteira atual de US$ 11,6 bilhões sob gestão e 330 clientes em 21 países, o BID Invest trabalha com vários setores para proporcionar soluções financeiras inovadoras e serviços de assessoria que atendam às necessidades contínuas de seus clientes. Desde novembro de 2017, BID Invest é o nome comercial da Corporação Interamericana de Investimentos. BID Invest

Fonte: IBD Events