Governo fez audiência pública pra debater possibilidade
É possível que o governo federal implante uma plataforma de comércio eletrônico das compras públicas. O tema foi discutido em uma audiência pública na semana passada, 02/07, em que empresários e sociedade em geral analisaram a possibilidade. O marketplace seria um shopping virtual que reuniria vendedores e prestadores de serviço, ou seja: os gestores públicos teriam acesso a um site que apresentaria produtos das empresas credenciadas. Caso prossiga, o projeto será iniciado pelas contratações por dispensa de licitação.
É válido lembrar que a criação desse marketplace inverteria a lógica atual das compras públicas, uma vez que hoje o governo informa publicamente o que deseja adquirir e as empresas se adequam aos requisitos exigidos previamente. No marketplace, as empresas já estariam cadastradas no ambiente virtual e ofereceriam diversos produtos.
Segundo Renato Felnili, secretário-adjunto da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, as próximas semanas serão marcadas por um intenso diálogo do governo com o mercado para estudar a implementação do shopping virtual. Espera-se que as contribuições apresentadas na audiência pública sejam publicadas até o fim do mês.
Segundo os defensores do marketplace, o mecanismo traria mais celeridade para as compras públicas. O que você, gestor público, acha disso?
Fonte: Redação IBEGESP