Já imaginou um marketplace pras compras públicas?

Redação IBEGESP

07 agosto 2020

Nenhum comentário

Casa Notícias

Já imaginou um marketplace pras compras públicas?

Já imaginou um marketplace pras compras públicas?

Governo fez audiência pública pra debater possibilidade

 

­

É possível que o governo federal implante uma plataforma de comércio eletrônico das compras públicas. O tema foi discutido em uma audiência pública na semana passada, 02/07, em que empresários e sociedade em geral analisaram a possibilidade. O marketplace seria um shopping virtual que reuniria vendedores e prestadores de serviço, ou seja: os gestores públicos teriam acesso a um site que apresentaria produtos das empresas credenciadas. Caso prossiga, o projeto será iniciado pelas contratações por dispensa de licitação.
­
É válido lembrar que a criação desse marketplace inverteria a lógica atual das compras públicas, uma vez que hoje o governo informa publicamente o que deseja adquirir e as empresas se adequam aos requisitos exigidos previamente. No marketplace, as empresas já estariam cadastradas no ambiente virtual e ofereceriam diversos produtos.
­
Segundo Renato Felnili, secretário-adjunto da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, as próximas semanas serão marcadas por um intenso diálogo do governo com o mercado para estudar a implementação do shopping virtual. Espera-se que as contribuições apresentadas na audiência pública sejam publicadas até o fim do mês.
­
Segundo os defensores do marketplace, o mecanismo traria mais celeridade para as compras públicas. O que você, gestor público, acha disso?
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: GOV.BR