Redação IBEGESP
06 setembro 2019
Nenhum comentário
A Lei nº 13.869/19, conhecida como Lei de Abuso de Autoridade, foi sancionada ontem pelo presidente da República. A matéria, que havia sido aprovada pela Câmara no mês passado, teve 19 vetos presidenciais. Pontos que causaram intensas discussões constam entre os vetos, tais quais a falta de obrigação de identificação do policial ao efetuar prisões e a proibição do uso de algemas. Para além disso, proibiu-se o início de qualquer investigação penal, civil ou administrativa direcionada a inocentes ou sem justa causa.
Dentre os vetos que mais estão causando discussões nas redes sociais virtuais, consta o tema da punição de policiais que abusem de sua autoridade. O veto presidencial nega a punição prevista para casos do tipo: proibição de atuar por 3 anos no município em que o abuso de autoridade ocorreu. O tema causou controvérsia pela crescente violência policial que marcou o ano de 2019.
A partir de agora, 41 senadores e 257 deputados analisarão os vetos. Estes poderiam ser derrubados caso obtenham maioria absoluta em cada Casa.
Fique de olho!
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte complementar: Câmara dos Deputados
Alameda Santos, 1165 - Cerqueira César – São Paulo/SP - CEP: 01419-002
Wonderful NicDark WP Theme