Redação IBEGESP

23 julho 2019

Casa Notícias

Ministério da Economia anuncia novo contingenciamento orçamentário

Ministério da Economia anuncia novo contingenciamento orçamentário

Entenda como o contingenciamento impactará o orçamento nacional

 

O Ministério da Economia anunciou ontem um novo contingenciamento orçamentário no valor de R$1,4 bilhões. Tal contingenciamento afetará diretamente as despesas discricionárias. Não se sabe, todavia, quais serão os ministérios mais afetados pelo contingenciamento.

 

A notícia sobre o contingenciamento econômico veio acompanhada da reiteração de que os parâmetros econômicos do Ministério da Economia foram modificados. Vale lembrar que o crescimento do PIB que constava como 1,6% no último relatório, caiu para 0,81%.

 

O Ministério da Economia ainda divulgou que há possibilidade de que, diante do cenário de contingenciamento, a regra de ouro seja desrespeitada. A regra proíbe que o Governo aumente sua dívida para pagar despesas correntes.

 

O contingenciamento econômico afeta diretamente o orçamento nacional, uma vez que consiste em uma política de intervenção governamental capaz de definir limites à produção, comercialização e financiamento de determinados produtos ou serviços. A equipe do IBEGESP recomenda que os gestores públicos fiquem atentos a este contingenciamento econômico e analisem como ele impactará o orçamento de seus órgãos de atuação.

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: Ministério da Economia