Redação IBEGESP

30 agosto 2019

Casa Notícias

Ministério da Saúde libera recursos para que municípios melhorem armazenamento de vacinas

Ministério da Saúde libera recursos para que municípios melhorem armazenamento de vacinas

Recursos deverão ser utilizados para compra de câmaras frias

 

O Estado brasileiro liberou cerca de R$44,2 milhões para que os municípios que tenham até 100 mil habitantes possam melhorar a estrutura de armazenamento de vacinas e imunobiológicos. Os recursos são destinados, prioritariamente, para a aquisição de câmaras frias. Tais câmaras permitem um controle efetivo da temperatura. Para além disso, possibilitam o monitoramento de determinados dados, bem como da bateria, caso ocorra uma queda de energia.

 

A medida foi tomada ontem, 29/08, pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), uma instância de deliberação que envolve as esferas federal, estadual e municipal. Os requisitos para que os municípios receberam a verba são:

  • Possuir até 100 mil habitantes;
  • Não possuir câmara fria;
  • Possuir o Sistema de Informação Nominal do Programa Nacional de Imunizações  (SIPINI).

 

Em breve o Ministério da Saúde publicará em uma portaria todos os critérios que levarão ao repasse financeiro. Mas fique atento, gestor público da área da saúde: após a publicação da portaria, os municípios terão 30 dias para solicitar o repasse através do Sistema de Propostas do Fundo Nacional de Saúde (SISPROFNS).

 

A vacinação é essencial à população e salva vidas anualmente. A equipe do IBEGESP recomenda que todos os gestores públicos fiquem de olho nesta verba!

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: Ministério da Saúde