Ministério da Saúde publica orientações para retorno das atividades em todo país

Redação IBEGESP

22 junho 2020

Nenhum comentário

Casa Notícias

Ministério da Saúde publica orientações para retorno das atividades em todo país

Ministério da Saúde publica orientações para retorno das atividades em todo país

Retomada deverá ocorrer de forma segura, gradativa e monitorada

 

­

Ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria 1.565, que tem como principais finalidades o estabelecimento de orientações para o retorno seguro das atividades no país, bem como a promoção da saúde física e mental da população.
 
Com orientações amplas capazes de atender qualquer atividade, a portaria resultou de um trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Consaems). Por meio dela, o gestor terá apoio quando da flexibilização das ações de distanciamento, uma vez que contém medidas para a prevençãocontrole e mitigação da transmissão da Covid-19.
 
­
De acordo com o Ministério da Saúde, a retomada das atividades ocorrerá de forma segura, gradativa, planejada, regionalizada, monitorada e dinâmica, e tal decisão ficará à cargo das autoridades e órgãos de saúde locais. Antes de decidir, no entanto, será realizada avaliação do cenário epidemiológico e da capacidade de resposta da rede de atenção à saúde. Assim, a partir dessas avaliações, o gestor poderá voltar atrás com as medidas de flexibilização caso o número de casos da Covid-19 aumente.
 
­
Por fim, a portaria reforça as medidas que desde o início da pandemia vêm sendo adotadas, tais como:
  • Cuidados Gerais a serem adotados individualmente pela população;  
  • Cuidados Gerais e Medidas de Higiene a serem adotadas por todos os setores de atividades; 
  • Medidas de Distanciamento Social a serem adotadas individualmente e por todos os setores de atividades; 
  • Medidas de Higiene, Ventilação, Limpeza e Desinfecção a serem adotadas individualmente e por todos os setores de atividades;
  • Medidas de Triagem e Monitoramento de Saúde a serem adotadas por todos os setores de atividades;
  • Medidas para o Uso de Equipamentos de Proteção; 
  • Uso de Transporte Individual e de Transporte Coletivo.  
­
Redação IBEGESP recomenda a todos os gestores que tomem as devidas cautelas caso decidam pela flexibilização e retomada das atividades, que deverá ser pautada pela análise minuciosa das respectivas condições da rede de atenção à saúde local para atendimento aos contaminados pelo vírus. 
­
O aumento do número de casos, tal qual ressaltado pelo Ministério da Saúde, dá a opção de que se retorne às medidas mais rígidas anteriormente estabelecidas, mas com certeza não fará retornar as possíveis vidas perdidas em razão da Covid-19 e da flexibilização das medidas de distanciamento social.
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: Ministério da Saúde