Redação IBEGESP
26 maio 2020
Nenhum comentário
A formação de gestores públicos se baseia, entre outras questões, no que é necessário para formar a liderança pública de forma assertiva. Acompanhe uma breve reflexão sobre o tema e veja como ter acesso a cursos sobre Administração Pública.
Falar em liderança abrange conceitos que vão muito além de “chefia” ou “regras a serem seguidas”. Hoje, os líderes no serviço público precisam lidar com diversas questões e repensar as reais competências que um líder tem em diferentes níveis de atuação.
Ainda que exista uma ideia de que um verdadeiro líder nasce pronto para tal função, a verdade é que a liderança se constrói no dia a dia, com aprendizado constante, prática e acúmulo de conhecimentos advindos de cursos como o de formação de gestores públicos.
Para ajudar na formação da liderança pública, é preciso compreender que o ato de liderar já não mais é visto como uma forma de exercer poder e autoridade sobre outrem, mas sim a habilidade de gerenciar pessoas.
Para colocar um plano de liderança em prática na hora de enfrentar desafios, há 4 passos a serem seguidos:
Não há uma cartilha pronta mostrando como lidar com todas as adversidades que a carreira na Gestão Pública enfrenta, ou seja, a solução para determinado desafio pode demandar uma abordagem mais investigativa, no sentido de, primeiramente, compreender a questão/problema a ser solucionada e identificar o que precisa ser deixado de lado, mantido ou reformulado.
Quando se fala em liderança assertiva, Gestão Pública, ou qualquer prática que demande tomada de decisões dentro de uma organização, é preciso deixar a situação bem clara para toda a equipe.
Todos têm o direito e o dever de saber o atual contexto em que se encontra a organização, quais os problemas e enfrentamentos envolvidos, e as metas a serem alcançadas dentro da abordagem para lidar com os desafios.
Faz-se necessário, inclusive, especificar como as medidas adotadas podem afetar o trabalho de cada um e quais devem ser os valores seguidos pelo cargo/função. Esse tipo de comunicação exige empatia, solidariedade, técnica e esforço, características que devem fazer parte do que é ser líder.
É preciso se manter próximo aos liderados para garantir a melhor comunicação possível e contar com total colaboração do grupo.
É fundamental engajar, inspirar e mostrar quais os melhores caminhos a serem seguidos. Além disso, estar na posição de líder requer ser aberto a comentários e novas possibilidades de direções.
Mudanças podem ser muito positivas para a Administração Pública. Novas ferramentas contribuem para que o líder e a equipe consigam enfrentar obstáculos e mensurar resultados, além de ajudar na tomada de decisões.
A formação de gestores públicos é parte crucial do processo de consolidação de lideranças dentro da Administração pública, e pelo IBEGESP é possível ter acesso a cursos sobre Administração Pública e acompanhar notícias diárias que informam sobre os principais fatos que permeiam o setor público.
Navegue pelo portal para ter acesso aos cursos e materiais do IBEGESP.
Alameda Santos, 1165 - Cerqueira César – São Paulo/SP - CEP: 01419-002
Wonderful NicDark WP Theme