O que um servidor deve fazer para se manter motivado?

Redação IBEGESP

20 março 2020

Nenhum comentário

Casa Notícias

O que um servidor deve fazer para se manter motivado?

O que um servidor deve fazer para se manter motivado?

Existem algumas práticas, como a realização de cursos sobre gestão pública, que fazem com que o servidor se sinta motivado. Confira nossas dicas e veja onde encontrar os melhores cursos de formação de gestores!

É totalmente compreensível que, vez ou outra, o trabalhador se sinta cansado, fatigado ou entediado com sua rotina. As demandas e responsabilidades profissionais também tiram o sono das pessoas e, muitas vezes, são motivo de desmotivação dentro do ambiente de trabalho.

 

Está na hora de aprender a se manter motivado no trabalho!

 

Dentro da Administração Pública, o gestor tem diversas atribuições, que muitas vezes envolvem lidar com uma equipe ou com o próprio cidadão, e por isso é preciso se manter motivado para tomar as melhores decisões.

 

● Organização é tudo

Por mais motivado que um funcionário público possa estar, se o ambiente de trabalho estiver caótico, isso certamente influenciará negativamente em seu rendimento. Para ter um dia mais rentável, é preciso começar pela organização das tarefas diárias e do ambiente em si.

Além de organizar o espaço físico, comece elencando as tarefas diárias por ordem de urgência ou importância. Defina quais são as metas de trabalho a serem cumpridas dentro do expediente do dia. Dessa forma, as demandas não se acumularão e você evitará o estresse.

 

● Lembrar a importância do serviço público

Quando o servidor público tem bem claro em sua mente a importância do trabalho que desempenha, a rotina se torna muito mais motivadora. Prestar um serviço de qualidade à população e sentir o quanto isso faz a diferença na vida das pessoas confere uma sensação de satisfação pessoal muito grande.

 

● Manter-se atualizado

Manter-se atualizado é fundamental em diversos sentidos. Apenas por meio da atualização é que o profissional desenvolve a habilidade de ser inovador e inventivo, características muito importantes para lidar com os desafios da Administração Pública.

O setor público está passando por transformações. A Administração precisa de mudanças positivas e, para que isso aconteça, é crucial que os funcionários estejam atentos às novidades, técnicas, estratégias e ações que podem ser colocadas em prática para otimizar o serviço prestado.

 

● Capacitar-se.

Gestores públicos mais bem preparados realizam os processos da Administração de forma muito mais eficiente, entregando um serviço de qualidade para a população. Investir em cursos sobre gestão pública é a melhor forma de se tornar um profissional qualificado para esse mercado.

O programa de educação do IBEGESP conta com 4 centros de estudos. São eles: Administração Pública e Direito Administrativo; Administração e Finanças; Licitações e Contratos; Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Os cursos podem ser feitos nas modalidades: Intensivo, Extensivo, EaD ou In Company. Várias alternativas foram pensadas para facilitar a capacitação do gestor.

 

Conheça o curso sobre gestão pública e a plataforma Radar IBEGESP

 

O curso Formação de Gestores Públicos do IBEGESP conta com conteúdos práticos e objetivos, que foram modelados pelo corpo docente para melhor assimilação por parte do gestor. Além disso, o Instituto disponibiliza o Radar IBEGESP, uma plataforma que foi pensada para você, gestor público, acessar as informações e soluções mais efetivas para a rotina da Administração Pública. O IBEGESP conta com uma equipe repleta de profissionais capacitados para alinhar teoria e prática, tornando a capacitação dos colaboradores do setor público o mais descomplicada possível.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre os cursos de formação de gestores e o Radar IBEGESP.