Generic selectors
Resultados que batem 100%
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas

Redação IBEGESP

11 junho 2019

Nenhum comentário

Casa Notícias

Participe da elaboração do Plano Plurianual!

Participe da elaboração do Plano Plurianual!

Entenda a participação eletrônica no Plano Plurianual 2020-2023.

 

 

A elaboração do Plano Plurianual (PPA) é prevista em lei e deve apontar as prioridades, metas, diretrizes e objetivos da Administração Pública. O PPA é apresentado a cada quatro anos pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo. Isto significa que prefeitos, governadores e o presidente apresentam o PPA no primeiro ano de seus mandatos em referência aos quatro anos seguintes. Vale salientar que o PPA começa a valer no ano posterior à sua apresentação e cada esfera de poder – municipal, estadual e federal – possui um PPA específico.

 

Buscando trazer eficiência ao planejamento da Gestão Pública, o PPA possui a transparência enquanto uma característica primordial, uma vez que prevê a participação popular e a possibilidade de fiscalização social. Mas como isto acontece?

 

Uma possibilidade é a participação eletrônica. Neste momento, está aberto um canal de sugestões para o PPA de 2020 a 2023 da esfera federal. Quem quiser participar, deve enviar sugestões até o dia 30 de junho pelo site consultaspublicas.ipea.gov.br. Vale lembrar que o Governo Federal tem até o dia 31 de agosto para entregar ao Congresso a proposta do Plano Plurianual.

 

É importante notar que a elaboração do PPA deve seguir alguns objetivos de desenvolvimento sustentável: São estes: 1) Erradicação da pobreza; 2) Fim da fome; 3) Possibilidade de uma vida saudável; 4) Educação de qualidade; 5) Igualdade de Gênero; 6) Preservação da água e implementação de saneamento; 7) Uso de energias renováveis; 8) Trabalho digno e crescimento econômico; 9) Inovação e infraestruturas; 10) Redução da desigualdade; 11) Sustentabilidade em Cidades e Comunidades; 12) Produção e consumo sustentável; 13) Combate às alterações climáticas; 14) Cuidado dos recursos marinhos e ecossistemas terrestres; 15) Promoção da paz e justiça.

 

Como você pode ver, o PPA tem notável importância no planejamento dos próximos anos. Por este motivo, aproveite a possibilidade da participação eletrônica e envie sugestões! Não se esqueça: o canal estará aberto até o dia 30 de junho. Participe! 

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte Complementar: Ministério da Economia