Plano de Dados Abertos multiplica informações disponíveis sobre o Senado

Redação IBEGESP

18 maio 2021

Nenhum comentário

Casa Notícias

Plano de Dados Abertos multiplica informações disponíveis sobre o Senado

Plano de Dados Abertos multiplica informações disponíveis sobre o Senado

Ferramenta permite que Senado cumpra Lei de Acesso à Informação
­

Você sabia que o Plano de Dados Abertos (PDA) permite que o cidadão acesse todos os dados do Senado, com exceção de informações pessoais e de saúde? Esse portal – que faz com que a Casa cumpra a Lei de Acesso à Informação – está sendo aprimorado. Além de uma revisão de design e conteúdo, espera-se multiplicar a porcentagem de dados abertos até 2022.
­
Vale lembrar que o tratamento de dados do Senado ocorre sob os conceitos da transparência ativa e passiva. A primeira diz respeito ao ato de divulgar informações de interesse público que não foram requisitadas. Já a transparência passiva ocorre quando o Senado disponibiliza dados que foram oficialmente solicitados.
­
As informações expostas no Plano de Dados Abertos são encaminhadas pela STrans. É esse órgão, inclusive, que responde as dúvidas e sugestões encaminhadas à Ouvidoria do Senado. Confira abaixo alguns números da organização!
  • Em 2020 a STrans respondeu 94% dos pedidos de informações;
  • Os dados mais requisitados se referem à atividade legislativa (32,6%), concurso público (30,4%) e servidores (7,8%);
  • No ano passado, o Portal de Transparência do Senado teve 40% mais acessos do que em 2019, contabilizando 2,8 milhões de usuários. 
­
É importante ter em mente que a disponibilização de dados não é sinônimo de transparência e controle social, já que os últimos anos têm mostrado que de nada adianta expor uma série de informações sem sintetizá-las e apresentá-las adequadamente. Diante desse fato, recomendamos que você, gestor público, analise o Portal de Dados Abertos e confira sua navegabilidade e a efetividade de sua disponibilização de informações!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: Senado Notícias