Redação IBEGESP

27 agosto 2019

Casa Notícias

Plataforma Gov.br reunirá todos os sites do Governo Federal

Plataforma Gov.br reunirá todos os sites do Governo Federal

Cerca de 1,600 sites serão reunidos na plataforma

 

O Governo Federal lançou na última semana a plataforma Gov.br que reunirá sites e serviços públicos disponibilizados pela esfera pública federal. Os defensores da medida afirmam que a plataforma permite a facilitação do acesso aos serviços públicos, bem como a redução de custo e tempo de serviço. Não foi comentando, todavia, o fato de que mais de um terço dos brasileiros não possui acesso à internet.

 

A digitalização de serviços públicos está ocorrendo de forma crescente no cenário nacional brasileiro. Na plataforma Gov.br, o cidadão pode solicitar passaporte, conferir o INSS, acessar seu Certificado Internacional de Vacinação e a sua Carteira Digital de Trânsito. No total, são 1525 serviços públicos conduzidos de forma online. Vale lembrar que o Governo Federal firmou a promessa de que todos os serviços desta esfera – que contabilizam 3.293 – serão digitalizados até o fim de 2020.

 

Diante desta questão, torna-se necessário analisar o futuro da prestação de serviços na Administração Pública, bem como de seus servidores. A Plataforma Gov.br apresenta interatividade e possui um aplicativo próprio para navegação no celular: o Gov.br. A equipe do IBEGESP recomenda que todos os gestores públicos fiquem atentos a esta novidade e avaliem seu funcionamento!

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: Portal Gov.br