Redação IBEGESP

19 novembro 2019

Nenhum comentário

Casa Notícias

Programa Mais Médicos poderá ser substituído por Programa Médicos Pelo Brasil

Programa Mais Médicos poderá ser substituído por Programa Médicos Pelo Brasil

Medida Provisória que trata sobre o tema será votada hoje na Câmara dos Deputados

 

A Medida Provisória 890/19, que trata da criação do Programa Médicos pelo Brasil,  será votada nesta terça-feira, 19/11, no Plenário da Câmara dos Deputados. Tal MP busca extinguir o Programa Mais Médicos, existente desde 2013, e substituí-lo pelo  programa mencionado. Trata-se, deste modo, de um projeto de lei de conversão.
­
Ambos os programas foram formulados diante de um contexto de desigualdade extrema no acesso à saúde, uma vez que a maioria dos locais afastados das grandes capitais e com populações em situação de alta vulnerabilidade social não possui oferta de serviços médicos. Por este motivo, faz-se urgente a redistribuição regional dos profissionais da medicina. Urgência que tem encontrado entraves: apenas 8% dos médicos trabalham em municípios com menos de 50 mil habitantes, sendo que 90% dos municípios brasileiros possui uma população com aproximadamente este número de pessoas.
­
A equipe do IBEGESP recomenda que todos os gestores públicos, em especial os atuantes na área da Saúde, fiquem de olho no encaminhamento destes programas!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte complementar: Câmara dos Deputados
Open chat