Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lança cartilha para incentivar candidaturas femininas nas eleições

Redação IBEGESP

28 setembro 2020

Nenhum comentário

Casa Notícias

Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lança cartilha para incentivar candidaturas femininas nas eleições

Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lança cartilha para incentivar candidaturas femininas nas eleições

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

 

­

Na última sexta-feira (25/09), a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lançou a cartilha “Mais Mulheres na Política – Eleições 2020”. O intuito, como o próprio nome já sugere, é orientar e incentivar a participação feminina nas candidaturas nas eleições deste ano. Isso porque, embora as mulheres representem 52,5% do eleitorado no Brasil,  apenas 13% das vagas em câmaras de vereadores e menos de 12% das prefeituras foram ocupadas por mulheres nas eleições de 2016.
­
-Nesse sentido, para que esses números não se repitam nas eleições deste ano foi lançada a cartilha em comento, a qual contém tópicos importantes, tais como:
  • A história do voto feminino no Brasil;
  • A importância de se elegerem mulheres;
  • Detalhes sobre o que vereadoras e prefeitas fazem;
  • Campanha eleitoral e seu planejamento;
  • Como concorrer às eleições;
  • Propaganda eleitoral: o que pode e o que não pode;
  • Entre outros.
­
Ademais, dentro dessa temática, é imprescindível que se adote uma abordagem interseccional, vez que as experiências, realidades e oportunidades das mulheres de acordo com a sua raça e classe, por exemplo, são muito distintas quando comparadas às das mulheres brancas. Assim, de acordo com a secretária-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mulheres indígenas, negras, periféricas também precisam estar na política.
­
Frise-se, por fim, que a Secretaria da Mulher assinou um protocolo de intenções com 18 partidos políticos a fim de e eleger no mínimo 1 mulher para cada câmara municipal, convidando também as mulheres interessadas a se candidatar a se inscreverem nos cursos online e gratuitos feitos em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Se interessou? Clique aqui e se inscreva!
­
Fonte: Redação IBEGESP

Fonte Complementar:Agência Câmara de Notícias