Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.
Na última sexta-feira (25/09), a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lançou a cartilha “Mais Mulheres na Política – Eleições 2020”. O intuito, como o próprio nome já sugere, é orientar e incentivar a participação feminina nas candidaturas nas eleições deste ano. Isso porque, embora as mulheres representem 52,5% do eleitorado no Brasil, apenas 13% das vagas em câmaras de vereadores e menos de 12% das prefeituras foram ocupadas por mulheres nas eleições de 2016.
-Nesse sentido, para que esses números não se repitam nas eleições deste ano foi lançada a cartilha em comento, a qual contém tópicos importantes, tais como:
- A história do voto feminino no Brasil;
- A importância de se elegerem mulheres;
- Detalhes sobre o que vereadoras e prefeitas fazem;
- Campanha eleitoral e seu planejamento;
- Como concorrer às eleições;
- Propaganda eleitoral: o que pode e o que não pode;
- Entre outros.
Ademais, dentro dessa temática, é imprescindível que se adote uma abordagem interseccional, vez que as experiências, realidades e oportunidades das mulheres de acordo com a sua raça e classe, por exemplo, são muito distintas quando comparadas às das mulheres brancas. Assim, de acordo com a secretária-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mulheres indígenas, negras, periféricas também precisam estar na política.
Frise-se, por fim, que a Secretaria da Mulher assinou um protocolo de intenções com 18 partidos políticos a fim de e eleger no mínimo 1 mulher para cada câmara municipal, convidando também as mulheres interessadas a se candidatar a se inscreverem nos cursos online e gratuitos feitos em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Se interessou? Clique aqui e se inscreva!