Redação IBEGESP

16 março 2018

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SEI: novo sistema operacional traz economia e modernidade à gestão pública

SEI: novo sistema operacional traz economia e modernidade à gestão pública

Apresentado no segundo semestre de fevereiro de 2018 e coordenado pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) vem com uma proposta de tornar os documentos e processos administrativos totalmente digitais.

O sistema é um software desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e o Acre é o terceiro estado do país a estabelecer esse procedimento. O SEI conta com parte inferior do formulário interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais.

De acordo com a secretária da Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, o SEI, além de digitalizar todos os documentos da gestão, possibilita o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

“Essa ferramenta nos permite economizar aproximadamente 1 milhão de reais somente em 2018. Apesar de atravessarmos uma crise financeira em todo o país, buscamos entre várias soluções economizar o dinheiro público, e a implantação desse sistema é uma delas”, explicou a secretária.

Sawana diz ainda que uma das vantagens do SEI é a inovação tecnológica, fazendo parte de modernização da gestão pública do Acre, além de ser economicamente viável e também uma forma de transparência administrativa, com o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

Sobre o SEI

O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

Na prática

O SEI assegura a eficiência, a eficácia e a efetividade da ação governamental em promover a adequação entre meios, ações, impactos e resultados, ampliar a sustentabilidade ambiental com o uso da tecnologia da informação e comunicação e facilitar o acesso do cidadão às instâncias administrativas.

Segundo o coordenador do Departamento de Modernização e Gestão de Sistemas e Processos da SGA, Vander Nicácio, trata-se de um portal que cria a Identidade Digital do SEI e estabelece um eficiente canal de comunicação com seus utilizadores. “Neste momento, estamos trabalhando de forma experimental com o sistema sendo operacionalizado na SGA e demais órgãos do governo. Nossa expectativa é de que até o meio do ano o sistema entre em operação em todo o estado”, destacou.

Fonte: SEI

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