Redação IBEGESP

31 maio 2019

Casa Notícias

Senado aprova três novos acordos internacionais em dia marcado por Atos pela Educação

Senado aprova três novos acordos internacionais em dia marcado por Atos pela Educação

Entenda o que estes acordos internacionais trazem de novo à política externa brasileira.

 

Foram aprovados pelo Plenário do Senado ontem, dia 30 de maio, três novos acordos internacionais. Um dos acordos aprovados se refere ao Projeto do Decreto Legislativo 59 (PDL 59/2019) que amplia a participação nacional na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O segundo acordo trata do PDL 126/2019 que diz respeito à mudança dos votos nacionais na Corporação Financeira Internacional (CFI). Já o terceiro acordo internacional firmado se refere à educação: o PDL 41/2019 confirma que o Brasil participará do projeto de cooperação educacional com o governo de um país localizado no mar do Caribe: São Cristóvão e Névis.

 

 A maior entrada brasileira na OCDE representa um alinhamento ao Governo Federal estadunidense, sob mandato de Donald Trump. O republicano dos EUA indicou, na última semana, apoio a esta medida. Tal acordo gera intenso debate e distintos pontos de vista, em especial pela explícita influência norte-americana. Já o acordo referente à Corporação Financeira Internacional prevê o aumento do poder de voto dos países em desenvolvimento nas questões relacionadas ao Banco Mundial. Sendo anteriormente de 33,4%, tais países representarão agora 44,1%.

 

O PDL 41/2019 referente à cooperação educacional entre Brasil e São Cristóvão e Névis possibilita o intercâmbio de professores, técnicos, pesquisadores e especialistas entre os dois países. Durante sua votação, atos expressivos ocorriam em mais de 80 cidades brasileiras. Apesar de os atos dizerem respeito à educação, as pautas se concentravam em outro tema: os cortes ao ensino básico e superior brasileiro.

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte Complementar: Senado Notícias