Redação IBEGESP

26 julho 2019

Casa Notícias

Senado poderá contar com uma CPI da Fake News a partir de agosto

Senado poderá contar com uma CPI da Fake News a partir de agosto

Medida se faz necessária diante do cenário crescente de notícias falsas

 

A partir de agosto o Senado poderá ter uma Comissão Mista de Inquérito (CPI) para investigar a veiculação de notícias falsas; as chamadas fake news. O pedido para a instauração da CPI foi realizado no começo do mês de julho. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pediu que sejam indicados nos próximos dias os participantes da Comissão: 15 deputados e 15 senadores.

 

A CPI realizaria suas ações durante 180 dias, investigando perfis falsos e autores de ataques virtuais. A medida foi considerada necessária devido aos ataques à democracia e à influência de notícias falsas no último pleito eleitoral. Para além disso, serão investigados atos de cyberbullying e ataques cibernéticos variados.

 

A rede de desinformação causada pelas fake news é crescente. Diante deste cenário, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e o senador Jaques Wagner (PT-BA) atentaram ao fato de que até mesmo os índices de vacinação vem caindo por conta da disseminação de falsas notícias. Observa-se, da mesma maneira, a elevação de decisões políticas baseadas em notícias com conteúdo falso ou duvidoso.

 

A equipe do IBEGESP busca contribuir diariamente com a disseminação de notícias de qualidade e confiabilidade. Por este motivo, recomendamos que todos os gestores públicos se informem em portais de confiança e acompanhem as investigações da CPI da Fake News!

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: Senado Notícias