Líderes do Congresso se reunirão com médicos que defendem adiamento
Na próxima semana os líderes do Congresso se reunirão com um grupo de médicos para tratar do possível adiamento das eleições. A decisão de adiar, que leva em conta os riscos de contágio da Covid-19 no dia do pleito, é endossada por especialistas que já solicitaram o adiamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O grupo de profissionais que defende essa pauta é formado por epidemiologistas, infectologistas, sanitaristas, biólogos e físicos.
Ontem, 08/06, os presidentes da Câmara e do Senado (Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre) iniciaram o debate sobre o assunto com Rodrigo Barrozo, presidente do TSE. No entanto, os líderes do Congresso não se alongaram no debate, já que os demais parlamentares deverão participar desta discussão.
Vale lembrar que a Carta Magna prevê que as eleições ocorram no primeiro fim de semana de outubro e que um número expressivo de parlamentares e o próprio presidente do TSE afirmaram ser favoráveis ao adiamento para novembro ou dezembro. Caso o adiamento ocorra, o mesmo deverá ser aprovado pelos parlamentares por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
Para entender como funciona a tramitação de uma PEC, clique aqui!
Fonte: Redação IBEGESP