Redação IBEGESP

08 julho 2019

Casa Notícias

Sistema de Certidões Online entrou em vigor no Tribunal de Contas do Estado de SP

Sistema de Certidões Online entrou em vigor no Tribunal de Contas do Estado de SP

Cidadãos poderão emitir certidões online no site do TCESP

 

Na última semana o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo adotou um novo sistema que permite que o requerimento de certidões seja feito de forma totalmente eletrônica. O serviço, que é gratuito, está disponível no site do TCESP: tce.sp.gov.br/certidoes.

 

Para acessar este serviço, é necessário cadastrar-se e identificar quem é o solicitante dos documentos. Após realizar o cadastro, os solicitantes deverão preencher um formulário eletrônico especificando as certidões online de que necessitam. Os principais documentos que podem ser emitidos são:

1)      Certidão Negativa de Contas Irregulares;

2)      Certidão de Objeto;

3)      Certidão de Distribuição de Processos;

4)      Certidão de Operação de Crédito.

 

O prazo que o TCE possui para encaminhar cada documento varia. No caso da Certidão Negativa, a solicitação é atendida em menos de 15 dias via meios eletrônicos.

 

Esta nova ferramenta do Tribunal de Contas foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), tendo ficado 30 dias em fase de teste. Vale lembrar que deste o dia 1º de Julho, todo o requerimento de certidões ao TCESP deverá ser feito pela ferramenta digital, não sendo mais possível a realização presencial deste atendimento.

 

A equipe do IBEGESP recomenda que os gestores paulistas utilizem e analisem o novo sistema de requerimento de certidões online. Confira como ele funciona!

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: TCESP