Redação IBEGESP

13 setembro 2019

Casa Notícias

STF inicia processo de aquisição de ferramenta de inteligência artificial

STF inicia processo de aquisição de ferramenta de inteligência artificial

É a primeira compra do STF relacionada à inovação digital

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) fará uma contratação para o desenvolvimento do sistema processual eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, chamado de módulo PJe. O sistema tramita e monitora os recursos tidos como extraordinários ou especiais do país. É a primeira contratação realizada pelo STF relacionada à inovação tecnológica e à aquisição de uma ferramenta de inteligência artificial. Vale salientar que a contratação é responsabilidade do Supremo, mas está sendo feita em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

A ferramenta, que é baseada no conceito de inteligência artificial, está sendo adquirida para possibilitar a integração de todos os sistemas do órgão e criar um ambiente único em que constariam os protocolos e recursos direcionados ao STF e STJ. Espera-se, para além disso, que o sistema automatize todas as fases burocráticas de processos destes órgãos.

 

O STF justifica a compra da ferramenta a partir da premissa de que são dispendidas muitas horas de trabalho em atividades meramente burocráticas. Segundo o órgão, com a automatização de processos e padronização de dados, os servidores teriam mais tempo para se dedicar a tarefas importantes para os cidadãos. Propõe-se, deste modo, uma busca por maior celeridade e eficiência.

 

A equipe do IBEGESP recomenda que todos os gestores públicos fiquem de olho nesta novidade e se lembrem de analisar se a ferramenta de inteligência artificial de fato proporciona melhoria à prestação de serviços do STF.

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: STF