TCE/SP anuncia ferramenta que monitora sobrepreço em obras públicas

Redação IBEGESP

19 abril 2021

Nenhum comentário

Casa Notícias

TCE/SP anuncia ferramenta que monitora sobrepreço em obras públicas

TCE/SP anuncia ferramenta que monitora sobrepreço em obras públicas

Objetivo é prevenir possíveis irregularidades na execução de obras públicas
­

Na última terça-feira (13/04), o TCE/SP passou a usar o sistema FARO (Ferramenta de Análise de Risco de Obras), uma nova ferramenta que tem por finalidade ajudar na fiscalização dos recursos utilizados em obras públicas no Estado de São Paulo, indicando possíveis sobrepreços em contratos firmados com o poder público.
­
A ferramenta – que já está disponível para uso e testes por parte dos jurisdicionados – foi desenvolvida em conjunto pela Divisão de Auditoria Eletrônica do Tribunal de Contas (Audesp), pelo Núcleo de Acompanhamento de Execução Contratual (NAEC) e pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), e funciona coletando informações estruturadas de planilhas de obras e tabelas de referência do mercado, automatizando as análises com base em sistemas de inteligência e fórmulas científicas.
­
Vale ressaltar, por fim, que o sistema FARO prevenirá irregularidades na execução de obras públicas no Estado e nos 644 municípios paulistas, diminuindo eventuais prejuízos aos cofres públicos. Um impacto imenso, né? 😉
­
Redação IBEGESP recomenda que você fique por dentro dessa e de outras novidades sobre a Administração Pública!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: TCE/SP