TCE-SP orienta Municípios sobre gestão pública durante a crise

Redação IBEGESP

21 agosto 2020

Nenhum comentário

Casa Notícias

TCE-SP orienta Municípios sobre gestão pública durante a crise

TCE-SP orienta Municípios sobre gestão pública durante a crise

Conheça as principais orientações do Comunicado SDG nº 14/2020

 

­

Tendo em vista que 85% dos municípios paulistas já decretaram estado de calamidade pública em decorrência da Covid-19, o TCE-SP, com a finalidade de conferir maior segurança aos gestores municipais, veiculou o Comunicado SDG nº 14/2020 no último dia 18. Entre as principais temas das orientações estão:
  • Limites e condições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): o Tribunal ressaltou sobre a suspensão da contagem dos prazos para a recondução aos limites legais para despesas com pessoal e dívida consolidada líquida. Ademais, reforçou também a autorização que os Chefes do Executivo têm para proceder, durante o período, a abertura de créditos extraordinários por meio de decreto.
  • Contratações públicas: o Tribunal reforçou, na oportunidade, que os gestores públicos deverão ter cautela e planejamento nas contratações. Para além disso, recomendou também que as contratações para o enfrentamento da pandemia sejam realizadas com base na Lei Federal nº 13.979/2020 ou no artigo 24, IV, da Lei Federal nº 8.666/93, bem como a demonstração da sua pertinência em relação à situação concreta.
  • Transparência Pública: outro aspecto destacado foi a necessidade da disponibilização de atos em espaço específicos nos Portais de Transparência, devendo ser de fácil acesso e compreensão.
­
Nós da Redação IBEGESP estamos comprometidos em trazer para você, gestor, informações atualizadas e de qualidade. Sendo assim, na nossa plataforma de conteúdo Radar IBEGESP você poderá consultar o histórico de outros comunicados emitidos pelo TCE-SP, tais como os Comunicados SDG nº 17 e 18/2020. Confira!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: TCE.SP