TCESP divulga os valores de recursos empregados na pandemia

Redação IBEGESP

19 março 2021

Nenhum comentário

Casa Notícias

TCESP divulga os valores de recursos empregados na pandemia

TCESP divulga os valores de recursos empregados na pandemia

Todo mês, gestores respondem a um questionário sobre os gastos
­

Divulgado nesta semana, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TECSP), o Relatório de Atividades da Fiscalização da Gestão de Enfrentamento da Covid-19, que contém dados fornecidos por gestores municipais e estaduais para o acesso público sobre o combate à pandemia. Conforme o documento, só em 2021, até 28 de fevereiro, Estado e municípios empenharam R$ 1,38 bilhões na luta contra o coronavírus. No ano passado, de março a dezembro, o valor é de R$ 10,16 bilhões.

­
Para tal levantamento, mensalmente, gestores públicos respondem a um questionário enviado pelo TCE sobre valores e atos decorrentes dos decretos de calamidade pública. Entre as medidas tomadas pelos municípios paulistas, destacam-se:

  • Educação – 639 adotaram medidas alternativas para substituir as aulas presenciais e 347 distribuíram merenda escolar aos alunos mesmo com a suspensão das aulas;
  • Vacinação – 509 prefeituras treinaram suas equipes de saúde para atuação no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 e 24 contrataram serviços temporários para o mesmo fim;
  • Gastos – Até fevereiro, a fiscalização do TCE autuou 1.311 processos de acompanhamento especial, para análise relativa às receitas, às despesas e aos atos destinados ao enfrentamento à pandemia.

­
Para acompanhar os dados, que são atualizados todo mês, acesse o Painel de Gestão de Enfrentamento da Covid-19. E já que o tema é orçamento e ações para o combate à pandemia, separamos para você dois artigos que vão contribuir, com propostas viáveis, para o bom gerenciamento das medidas necessárias. Confira!
­
Fonte: Redação IBEGESP
Fonte Complementar: TCESP