Redação IBEGESP

12 julho 2019

Casa Notícias

Tribunal de Contas de MG disponibilizou consulta aos índices de gestão municipal

Tribunal de Contas de MG disponibilizou consulta aos índices de gestão municipal

Iniciativa do TCE-MG permite que jurisdicionado consulte diferentes índices de gestão

 

Estão disponíveis para consulta diferentes índices constitucionais referentes às gestões municipais do estado de Minas Gerais. Os dados dizem respeito aos primeiros dois bimestres do ano de 2019 e são apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). Vale lembrar que os dados são enviados pelos próprios gestores públicos e podem ser verificados por qualquer cidadão na plataforma do TCE.

 

Os índices de gestão podem ser consultados a partir de diferentes recortes analíticos. É possível verificar, na área de Relatórios de Gestão Fiscal, as despesas com pessoal tanto na esfera executiva quanto legislativa. Na área sobre os Relatórios de Execução Orçamentária pode-se visualizar demonstrativos de despesas e receitas relacionadas à saúde, ensino e até mesmo ao FUNDEB.

 

 Os gestores públicos ainda têm a possibilidade de analisar outros índices de gestão através da plataforma do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (SICOM). A página web requer a realização de um cadastro e permite a visualização de relatórios sobre prestações de contas anuais.

 

Vale dizer que as plataformas do TCE-MG e do SICOM apresentam uma interface agradável e de fácil navegação. O IBEGESP acredita que o princípio de transparência seja vital para a Administração Pública brasileira e recomenda que os gestores de todo país verifiquem a iniciativa mineira.

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte complementar: CONAM