Redação IBEGESP

22 maio 2019

Casa Notícias

Tribunal de Contas de Minas Gerais lança Programa “Sob Controle”

Tribunal de Contas de Minas Gerais lança Programa “Sob Controle”

TCE-MG defende que Programa fomenta o Controle Interno nos Municípios

 

Está sendo implantado este ano pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) o Programa “Sob Controle”. Segundo o Tribunal, o Programa possibilita a otimização e aprimoramento do Controle Interno, de modo a ampliar os resultados e dados que são apresentados à sociedade.

 

Para que o Programa seja implementado, serão realizados seminários e encontros temáticos nos próximos dois anos. Planeja-se que o público destas iniciativas, o controlador, vá ao primeiro evento no segundo semestre deste ano, momento em que ocorrerá o lançamento do Programa “Sob Controle”. Tal lançamento contará com a apresentação de ações de valorização do Controle Interno.

 

Ainda no segundo semestre de 2019, estão previstos outros dois encontros em municípios do interior de Minas Gerais. As atividades, que abarcariam gestores dos municípios vizinhos, devem ocorrer em Pouso Alegre e Teófilo Otoni. Estão previstos para o ano de 2020 mais três encontros temáticos.

 

Vale lembrar que o Controle Interno recebe cada vez mais atenção na Administração Pública brasileira, uma vez que sua correta execução é essencial para a expansão dos ideais de transparência e fiscalização pública. Neste sentido, ferramentas tecnológicas que apresentam dados oficiais sobre os recursos públicos estão em expansão no país. O ECI (Espaço de Controle Direcionado) é um destes ambientes virtuais interativos que permitem a visualização de dados que digam respeito à Gestão Pública.  Há no ECI, inclusive, informações sobre eventos e cursos disponíveis aos gestores públicos.

 

Para além desta plataforma virtual, o TCE-MG implementou no ano passado as Atividades Integradas de Controle (AIC). Tais atividades reúnem cursos de capacitação e atividades de aplicação de metodologias direcionadas ao Controle Interno.

 

Como você pôde perceber, há uma demanda crescente em torno deste tema e o que ele representa para a sociedade. Com atenção a isto, muitos controladores buscam aprimorar seu exercício e conhecer mais sobre o assunto. Para tal, a realização de cursos sobre Controle Interno pode ser importante para a atualização e conhecimento dos gestores.

 

E você? O que acha das inovações que estão acontecendo na área de Controle Interno? Comente!

 

 

Fonte: Redação IBEGESP

Fonte Complementar: TCE MG